Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Após convocação do ex-presidente Jair Bolsonaro, milhares foram à Avenida Paulista neste domingo (25). Segundo a Polícia Militar, foram 750 mil pessoas. A Gazeta do Povo fez uma cobertura exclusiva. Veja como foi.
Bolsonaro rebateu as acusações de que teria planejado um golpe de Estado e falou em pacificar o país; assista ao discurso. Um dos governadores presentes na Paulista, Tarcísio de Freitas disse que o ex-presidente representa um movimento. Foi também um recado à Brasília, confira no texto de Leonardo Desideri.
Detenção. Antes do ato, o jornalista português Sérgio Tavares, que veio cobrir a manifestação, foi detido ao desembarcar no Brasil e mostrou indignação com a Polícia Federal. Ele foi questionado pela PF sobre temas como vacinas e ditadura do Judiciário. O português havia entrevistado Bolsonaro há poucos dias.
Nossos colunistas
Alexandre Garcia: Brasileiro derrubou a muralha do medo de fazer manifestação
Paulo Polzonoff: Ai de ti, Supremo! Como vi a manifestação de 25 de fevereiro
As frases da semana
Confira nossa compilação de frases da semana.
Opinião da Gazeta
Opinião da Gazeta sobre o fim das "saidinhas" temporárias de presos em datas comemorativas. Confira um trecho.
A “saidinha”, por mais bem-intencionados que fossem os seus idealizadores, que a conceberam como ferramenta de ressocialização, acabou se tornando mais um fator a alimentar a leniência e a impunidade. Dos 57 mil detentos que deixaram os presídios no último fim de ano, cerca de 2,7 mil não retornaram, pouco menos de 5%.
O que mais você precisa saber hoje
República. Esquerdistas dizem que Bolsonaro é farsante, golpista e quer anistia para sair impune de acusações.
Economia. Plenário do STF analisa vínculo empregatício entre motorista e aplicativo de transporte.
Brasil. Projeto de alargamento de praia em Santa Catarina está entre os maiores do mundo.
Mundo. Após críticas de Trump, países da OTAN se esforçam para cumprir meta de gastos com defesa.
Editoria de Ideias. Eutanásia: a desvalorização da vida agora em um país perto de você.
Para inspirar e alegrar
Assistiu a “Maestro”? Não se compara a “Tár”, que o Oscar vacilou em não premiar. O filme Maestro recebeu críticas entusiasmadas e levou sete indicações ao Oscar. Mas tem outro filme excelente sobre música erudita que a Academia esqueceu de reconhecer. Confira a crítica de André Barcinski sobre Tár e saiba mais sobre a obra.
Tenha um bom dia e uma excelente semana!