Bom dia!
Em Buenos Aires, Jair Bolsonaro (PSL) reuniu-se com Mauricio Macri, com quem assinou acordos de cooperação energética e comercial entre Brasil e Argentina. Bolsonaro reuniu-se também com empresários argentinos, deu pitaco nas eleições que o país realiza em outubro e conversou com Macri sobre um acordo entre o Mercosul e a União Europeia que está para sair. Quem conta tudo é Raphael Sibilla, direto da capital argentina.
Eleito com o rótulo de liberal, Macri desapontou por não ter aberto uma saída para a crise do país. Há quem veja uma relação entre uma coisa e outra, tomando a situação como prova de que o liberalismo não funciona. No editorial desta sexta (7), a Gazeta do Povo desfaz esse mito, demonstrando um fato simples: o governo de Macri não teve nada de liberal:
Ele não tocou um dedo nos maiores problemas do país: o imenso déficit fiscal derivado da gastança do governo, o inchaço da máquina pública, a inação no programa de privatizações e no controle dos salários do funcionalismo – pelo contrário: enquanto o país definhava, Macri concedia aumentos para tentar agradar os sindicatos.
- Não basta que Lula (PT) cumpra um sexto da pena e tenha bom comportamento para obter a progressão para o regime semiaberto. André Borges Uliano recorda que quem comete delitos contra a administração pública precisa cumprir um critério a mais.
- Luan Sperandio explica o que é o rent-seeking, uma prática comum na política brasileira que pode ser definida como a lucrativa arte de parasitar o Estado, travando o desenvolvimento do país em benefício próprio.
- Rodadas e rodadas por conta da casa: desde o início do ano, diversos senadores já somam gastos significativos com alimentação para si mesmos e para convidados. Lúcio Vaz traz a lista dos senadores adeptos do auxílio-banquete.
Exclusivo
Renan Barbosa entrevistou seis candidatos ao cargo de Procurador-Geral da União para entender o que eles pensam sobre temas como a prisão em segunda instância, a reforma da Previdência, a criminalização de fake news, o Escola Sem Partido e o aborto. Vale a pena conferir:
- Blal Dalloul
- José Robalinho Cavalcanti
- Vladimir Aras
- Luiza Frischeisen
- Bonifácio de Andrada
- Paulo Eduardo Bueno
Um problema para não subestimar
92% da população mundial não respira ar limpo e esse problema mata 7 milhões de pessoas todos os anos e custa US$ 5 trilhões por ano à economia global. Na HAUS, Jorge Olavo elenca as ideias implementadas ao redor do mundo que estão contribuindo para melhorar a qualidade do ar.
Um jeito diferente de lidar com as universidades
O governo do Paraná pretende estabelecer regras para a distribuição de recursos entre as universidades estaduais. A ideia é recompensar as instituições que tiverem bom desempenho – o cálculo é complexo e inclui uma série de variáveis. A Lei Geral das Universidades Estaduais almeja ainda alterar a forma de gestão das sete universidades. Katia Brembatti explica tudo.
O inimigo do meu inimigo é o meu amigo
Os líderes da Rússia e da China, Vladimir Putin e Xi Jinping, se reuniram em Moscou e disseram que o relacionamento entre os seus países está melhor do que nunca, em um momento em que Moscou e Pequim estão cada vez mais em desacordo com os Estados Unidos. Saiba que acordos foram fechados para enfrentar os conflitos econômicos com o país de Donald Trump.
Imagem do dia
Fondue diferente
No Bom Gourmet, Guilherme Grandi traz duas receitas de fondue para lá de especiais: o ingrediente principal é o chocolate ruby, que é naturalmente rosa. Fica a dica para o Dia dos Namorados.
Uma boa sexta-feira e um ótimo fim de semana!
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Deixe sua opinião