Ouça este conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu nesta segunda-feira (18) com um grupo de embaixadores para falar sobre o sistema eleitoral brasileiro. Durante o encontro, ele citou trechos de um inquérito da Polícia Federal que investiga um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018, para questionar a segurança das urnas eletrônicas. Veja o que disse Bolsonaro durante a reunião.
O que diz o TSE. Muitas das alegações feitas por Bolsonaro já foram rebatidas pelo TSE em outras ocasiões. Relembre o que disse a Corte. O presidente do tribunal, Edson Fachin, afirmou que a “manipulação” da comunicação é uma tentativa de “sequestrar estabilidade política”.
Repercussão. As declarações de Bolsonaro também foram contestadas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Confira ainda como os presidenciáveis se manifestaram sobre o assunto.
Política, Economia e Mundo
Eleições 2022. O ministro Alexandre de Moraes, do TSE, determinou a retirada de supostos conteúdos falsos contra o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Saiba quem são os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018 e agora dizem preferir Lula.
Crime em Foz. A Polícia Civil do Paraná está investigando a relação entre o assassinato do tesoureiro do PT Marcelo Arruda e a morte de um diretor do clube onde ocorreu o crime. A denúncia do Ministério Público deverá seguir o inquérito policial.
Giro pelo mundo. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone com Jair Bolsonaro. O principal assunto foi a retomada das exportações de grãos. Entenda por que a esquerda está fazendo o dólar disparar no Chile, Colômbia e Argentina.
Opinião da Gazeta
O que mais você precisa saber hoje
Nova lei. Nome e sobrenome agora podem ser alterados no cartório; mudança pode facilitar irregularidades
Colunas e artigos
Ciência e eugenia. Há cem anos, seguir a ciência significava apoiar a eugenia. O artigo de Joseph Loconte mostra como, nos idos de 1920, a comunidade científica desempenhou um papel decisivo na aceitação política e social desse movimento seletivo.
J.R. Guzzo mostra que Alexandre de Moraes já decidiu: só quem vota em Bolsonaro é capaz de odiar.
Guilherme Fiuza ironiza decisão judicial e afirma que o problema é a bandeira.
Para inspirar
Uma última homenagem. A família de Matthew Liam Gallagher, que morreu aos 11 anos, espera poder transformar o sonho do menino de ser astronauta em uma última homenagem. Eles pretendem levar as cinzas de Matthew para serem depositadas na Lua. Entenda como. Tenha um ótimo dia!