O presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu nesta segunda-feira (18) com um grupo de embaixadores para falar sobre o sistema eleitoral brasileiro. Durante o encontro, ele citou trechos de um inquérito da Polícia Federal que investiga um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018, para questionar a segurança das urnas eletrônicas. Veja o que disse Bolsonaro durante a reunião.
O que diz o TSE. Muitas das alegações feitas por Bolsonaro já foram rebatidas pelo TSE em outras ocasiões. Relembre o que disse a Corte. O presidente do tribunal, Edson Fachin, afirmou que a “manipulação” da comunicação é uma tentativa de “sequestrar estabilidade política”.
Repercussão. As declarações de Bolsonaro também foram contestadas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Confira ainda como os presidenciáveis se manifestaram sobre o assunto.
Política, Economia e Mundo
Eleições 2022. O ministro Alexandre de Moraes, do TSE, determinou a retirada de supostos conteúdos falsos contra o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Saiba quem são os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018 e agora dizem preferir Lula.
Crime em Foz. A Polícia Civil do Paraná está investigando a relação entre o assassinato do tesoureiro do PT Marcelo Arruda e a morte de um diretor do clube onde ocorreu o crime. A denúncia do Ministério Público deverá seguir o inquérito policial.
Giro pelo mundo. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone com Jair Bolsonaro. O principal assunto foi a retomada das exportações de grãos. Entenda por que a esquerda está fazendo o dólar disparar no Chile, Colômbia e Argentina.
Opinião da Gazeta
O que mais você precisa saber hoje
Covid-19. Anvisa aprova Coronavac para crianças de três a cinco anos. Será mesmo necessário?
Nova lei. Nome e sobrenome agora podem ser alterados no cartório; mudança pode facilitar irregularidades
Senado. Projeto que regula uso de embriões após morte do cônjuge pode trazer insegurança jurídica
Saúde. Mais de 40 anos? Aprenda a reconhecer sinais de infarto ou AVC
Colunas e artigos
Ciência e eugenia. Há cem anos, seguir a ciência significava apoiar a eugenia. O artigo de Joseph Loconte mostra como, nos idos de 1920, a comunidade científica desempenhou um papel decisivo na aceitação política e social desse movimento seletivo.
J.R. Guzzo mostra que Alexandre de Moraes já decidiu: só quem vota em Bolsonaro é capaz de odiar.
Guilherme Fiuza ironiza decisão judicial e afirma que o problema é a bandeira.
Para inspirar
Uma última homenagem. A família de Matthew Liam Gallagher, que morreu aos 11 anos, espera poder transformar o sonho do menino de ser astronauta em uma última homenagem. Eles pretendem levar as cinzas de Matthew para serem depositadas na Lua. Entenda como. Tenha um ótimo dia!
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia