Ouça este conteúdo
Está marcado para as 13 horas (horário local) desta quarta-feira (16) o encontro do presidente Jair Bolsonaro com o mandatário russo Vladimir Putin. Bolsonaro desembarcou em Moscou na tarde de terça e, durante uma hora e meia, fez uma visita guiada ao complexo do Kremlin, sede do governo russo. Na pauta da reunião com Putin estão assuntos relacionados a comércio, defesa e energia. Confira a agenda de Bolsonaro em Moscou.
Retirada de tropas. Após alertas de outros países, de que a Rússia estava prestes a invadir a Ucrânia a qualquer momento, o governo russo anunciou a retirada de algumas unidades militares instaladas nas fronteiras.
Efeitos na economia. Uma possível invasão russa à Ucrânia seria mais um complicador para a economia brasileira. Os possíveis efeitos abrangem o preço do petróleo, inflação e taxa de juros. Entenda o que pode acontecer.
Política, Economia e Utilidade pública
Privatização da Eletrobras. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a primeira etapa do processo de privatização da Eletrobras. O valor da outorga foi motivo de discussão. Nesta quarta o Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir se os Correios têm exclusividade na entrega de boletos.
Notícias do Congresso. A Câmara dos Deputados aprovou a PEC da Bengala 2.0, que aumenta a idade máxima para indicação de ministros e juízes a tribunais superiores. No Senado, o relator de projetos que visam reduzir os preços dos combustíveis propôs mudanças no ICMS e ampliação do auxílio-gás.
Eleições 2022. O ex-presidente Lula (PT) disse não ver problema em ter Geraldo Alckmin como vice nas próximas eleições. Ele afirmou ainda que o vereador do PT que invadiu uma igreja deve ser perdoado. E saiba qual a estratégia do MDB para Simone Tebet encabeçar a terceira via.
Giro pelo mundo. Congressistas dos Estados Unidos estão temerosos pela aproximação cada vez maior entre China e Argentina. Entenda por quê. Veja as medidas que o governo do Canadá pode tomar contra caminhoneiros após invocar a Lei de Emergências.
Opinião da Gazeta
Lula espalha fake news sobre a Previdência. Nestes tempos confusos em que até opiniões são classificadas como fake news de acordo com a mera conveniência, devemos agradecer ao ex-presidente, ex-presidiário e ex-condenado Lula por nos dar um exemplo perfeito do que realmente são fake news: em entrevista, ele afirmou que a Previdência Social havia sido superavitária em 2014. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Lula diz que o Brasil não precisa de reformas porque o petismo é naturalmente adepto do terraplanismo orçamentário da geração espontânea e infinita de dinheiro público para ser gasto como se não houvesse amanhã; porque é avesso a um Estado enxuto e ágil; porque deseja estatais gigantescas para serem pilhadas em esquemas de corrupção; porque é preciso dificultar ao máximo a vida do empresário, ainda enxergado como “vilão explorador”.
O que mais você precisa saber hoje
Ranking. Índice de Liberdade Econômica: Brasil colhe frutos da lei de liberdade, mas segue entre os últimos
Legislação. Bolsonaro quer dar reajuste a servidores em 2022 e 2023. Quais as amarras e caminhos legais
Discriminação. Childfree: o movimento que impede a presença de crianças em ambientes públicos. Isso é correto?
Colunas e artigos
Estado a favor do bem comum. A direita pós-liberal quer substituir os princípios e regras do jogo do liberalismo por uma visão da ordem social e política ordenada ao bem comum. Em que propostas concretas isso se traduz? Saiba no artigo do ensaísta Juan Meseguer.
Madeleine Lacsko mostra que em nome da ciência, STF e imprensa contrariam tudo o que diz a OMS.
Thaméa Danelon explica se invasão de igreja, como ocorreu em Curitiba, pode ser considerada crime.
Para inspirar
Plantas alimentícias e nutritivas. Sabe aquelas plantas chamadas de “matos” ou “ervas daninhas”? Muitas delas podem estar no seu prato, garantindo mais variedade às refeições. São as panc – plantas alimentícias não convencionais. Conheça algumas opções que podem estar disponíveis no quintal de casa. Tenha um ótimo dia!