• Carregando...
Manifestante na Ucrânia protesta contra presidente russo Vladimir Putin
Manifestante na Ucrânia protesta contra presidente russo Vladimir Putin| Foto: EFE

As sanções anunciadas pelos Estados Unidos e outros países do Ocidente não foram suficientes para parar a Rússia. Várias cidades ucranianas registraram explosões e bombardeios nesta quinta-feira (24), depois de o presidente Vladimir Putin ter autorizado a operação militar.

Entenda por que as sanções norte-americanas não surtiram efeito sobre a Rússia. E conheça Alexander Dugin, o pensador que inspira o presidente russo Vladimir Putin.

STF x Bolsonaro. O clima voltou a esquentar entre o presidente Jair Bolsonaro e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quarta-feira (23), o recém-empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, fez referências diretas às acusações do presidente e afirmou que será implacável diante de “ofensas injustificadas” à Justiça Eleitoral. Mais tarde, em discurso feito a empresários, Bolsonaro disse que “dois ou três” ministros “acham que não têm limites” e recomendou “que não estiquem a corda”.

Fundo eleitoral. Em julgamento no STF, o ministro André Mendonça votou pela suspensão do aumento do fundo eleitoral fixado em R$ 4,9 bilhões. O julgamento da ação que contesta o valor será retomado nesta quinta (24).

Passaporte da vacina. Também no STF, têm sido recorrentes as decisões favoráveis à exigência do passaporte da vacina. Saiba como isso tem deixado trabalhadores sob ameaça de demissão e sem ter a quem recorrer.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. As últimas pesquisas eleitorais, que indicam uma recuperação do presidente Jair Bolsonaro, mudaram os ânimos entre governistas e o PT. Veja como cada um reagiu. E saiba como o ex-Partido da Mulher abandonou o progressismo e se tornou conservador.

Giro pelo mundo. A Assembleia Nacional da França aprovou a extensão do limite legal para o aborto no país de 12 para 14 semanas de gestação. O governo chinês declarou não haver qualquer semelhança entre as situações de Ucrânia e Taiwan e reafirmou a posição de que a ilha é parte da China.

Opinião da Gazeta  

Aborto na Colômbia. Cinco magistrados formaram maioria para legalizar o aborto até a 24ª semana na Colômbia, obrigando o Estado a eliminar “qualquer obstáculo para o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos que se reconhecem nessa sentença”. Quando esse acontecimento é analisado à luz do contexto brasileiro, é fácil concluir o quão ameaçado o direito à vida está no país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Diante de um cenário assustadoramente parecido com o nosso, no qual o desfecho foi o pior possível para qualquer um que reconheça a dignidade da vida humana, faz-se urgente que lideranças políticas e juristas de relevo redobrem a vigilância, pois é certo que a mesma fórmula, para a obtenção do mesmo nefasto resultado, será aplicada no Brasil.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Segurança pública. O que pedem e quais as implicações políticas dos protestos dos policiais de Minas Gerais

Senado. Após leitura de relatório, CCJ adia votação da reforma tributária para 9 de março

Mercado. Apagão nos restaurantes: mesmo com desemprego alto, sobram vagas para trabalhar

Colunas e artigos

Fobia social nas escolas. Depois de um longo tempo fora da escola em razão da pandemia, muitos estudantes estão enfrentando um problema na volta às aulas: fobia social. Cristina Graeml conversou com a médica psiquiatra Sílvia Marchant, que diz como lidar com essa situação.

Paulo Polzonoff faz uma crônica relatando como a paz mundial foi selada na mesa de um bar.

Guilherme Macalossi mostra como Augusto Aras pode simbolizar um problema tão grave quanto o jacobinismo.

Para inspirar

Vitória da vida. Eram exatamente 2h22 da última terça-feira, 22/02/2022, quando a norte-americana Aberli Spear deu à luz uma menina. Isso depois de lutar contra um câncer e ouvir da equipe médica que ela não teria filhos. Acompanhe essa história surpreendente. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]