Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Os vilões da inflação

Bolsonaro troca ministro de Minas e Energia. TSE faz novos testes nas urnas. Daniel Silveira volta a ser multado

Alfredo Sachsida, novo ministro de Minas e Energia. (Foto: Bruno Spada/MME)

Ouça este conteúdo

A quarta-feira (11) começou com a publicação, em Diário Oficial, da exoneração do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ele estava na equipe do presidente Jair Bolsonaro (PL) desde o início do governo, em 2019, e disse que sua saída foi consensual e de caráter pessoal. Para o cargo foi nomeado Adolfo Sachsida, economista e um dos principais auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes. Como o mercado reagiu à troca? Confira na reportagem.

Menos imposto. Em uma tentativa do governo de conter os efeitos da inflação, o Ministério da Economia anunciou a redução do imposto de importação de 11 produtos. Veja quais fazem parte da lista.

Os vilões da inflação. A medida vai ao encontro do que dizem analistas: de que a inflação brasileira – que já atingiu 12,13% no acumulado de 12 meses – tem boa parte de suas raízes no exterior. Entenda o que acontece.

Política, Economia e Utilidade pública

Nova multa a Daniel Silveira. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicou mais uma multa ao deputado Daniel Silveira por não utilizar a tornozeleira eletrônica. O tribunal começa a decidir nesta quinta (12) se as big techs são obrigadas a entregar conversas de usuários à Justiça.

Testes nas urnas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta quarta novos testes de segurança nas urnas eletrônicas. O objetivo é verificar a correção de vulnerabilidades identificadas em testes no ano passado.

Aborto nos EUA. Enquanto o Senado norte-americano rejeitou um projeto para tornar o aborto legal no país, o governo de Nova York vai destinar US$ 35 milhões para estimular a prática. Veja o que a Igreja Católica acha do presidente Joe Biden, que se diz católico, ser a favor do aborto.

Opinião da Gazeta  

Liberdade religiosa atacada. Os limites da liberdade religiosa e da liberdade de expressão estão sendo novamente testados graças a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra uma escola confessional católica do município de Itaúna, acusada de publicar um informativo considerado ofensivo à população homossexual e transexual. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O fato é que em nenhum momento o informativo traz ofensas ou estimula atos de discriminação contra a população LGBT – se o fizesse, aliás, a escola estaria desrespeitando o próprio ensinamento da Igreja Católica, com o qual a instituição diz ter “profunda sintonia”, já que o Catecismo da Igreja Católica afirma que “[os homossexuais”] devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza”.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

A era do absurdo. Para Dennis Prager, colunista do Daily Signal, nunca houve uma era com tantos absurdos nos quais as elites intelectuais acreditam e têm convencido as massas a acreditarem. Por isso, ele fez uma lista com as 11 coisas que considera mais ridículas nessa era.

Flavio Gordon destaca os detalhes do teatro do TSE.

Para inspirar

Youtuber conquista idosos. Há quase 20 anos o educador físico Aurélio Alfieri gravou os primeiros vídeos de suas aulas na academia e postou na internet, sem grandes pretensões. Foram os primeiros passos do criador do maior canal de exercícios para idosos das Américas. Conheça a história dele. Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.