Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Ações contra Moro geram especulações

Bolsonaro a um voto de ficar inelegível. Lula relativiza ditadura. Conselho muda meta para inflação

Sessão no TSE será reaberta com o voto da ministra Rosa Weber. (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Será retomado nesta sexta-feira (30), com a perspectiva de ser concluído, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no TSE. Na quinta (29), os ministros que votaram estabeleceram o placar de 3 a 1 por torná-lo inelegível pelo período de oito anos. Basta um dos três votos restantes para que a decisão seja confirmada. Entenda por que isso abriria um precedente perigoso.

“Democracia relativa”. Questionado sobre a Venezuela durante uma entrevista, o presidente Lula afirmou que “democracia é um conceito relativo”.

Discurso para a esquerda. Em discurso no Foro de São Paulo, Lula disse não se sentir ofendido por ser chamado de comunista e criticou “ricos em submarinos”.

Política, Economia e Mundo

Especulações sobre Moro. Diante de ações que pedem a cassação do senador Sergio Moro, surgem especulações sobre uma possível eleição suplementar. O caso não é tão simples assim, como explicam juristas.

Meta para inflação. O Conselho Monetário Nacional decidiu implementar, a partir de 2025, a meta contínua para a inflação. Entenda o que muda.

Giro pelo mundo. Na Rússia, o grupo Wagner segue protegido por uma lei que proíbe críticas a mercenários. Um documentário revela as entranhas da organização paramilitar.

Opinião da Gazeta

A “democracia relativa” de Lula. Para defender o ditador venezuelano Nicolás Maduro, seu parceiro ideológico, Lula alegou que “democracia é um conceito relativo”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O problema maior, evidentemente, é que esse tipo de apoio a ditaduras latino-americanas, que já seria um problema por si só, indica também que Lula as enxerga como modelo para o Brasil.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

A fuga dos “super-ricos”. Mais “super-ricos” noruegueses deixaram o país em 2022 do que nos 13 anos anteriores combinados. Por quê? O artigo de Jon Miltimore explica.

Luís Ernesto Lacombe pergunta: como melhorar o que já é perfeito?

Para inspirar

Para os fãs de filmes de guerra. Se você gosta de um bom filme de guerra, temos aqui uma dica para o seu fim de semana: “O Pacto”, um thriller repleto de gestos heroicos.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.