Presidente Jair Bolsonaro em entrevista ao programa Hora do Strike.| Foto: Reprodução
Ouça este conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro concedeu, nesta quarta-feira (8), uma entrevista exclusiva ao programa Hora do Strike. Entre os assuntos abordados durante mais de uma hora de conversa estão as eleições de 2022. O presidente comentou a filiação ao PL e disse que o candidato a vice em sua chapa pode ser um mineiro ou um nordestino. Passaporte sanitário, vacina para crianças, Amazônia, as dificuldades para combater a cultura da corrupção e o aparelhamento do Estado feito em governos anteriores foram outros temas. Confira a entrevista.

CARREGANDO :)

Bancadas temáticas. Ainda sobre o assunto eleições, Bolsonaro começa a trabalhar para aprofundar o relacionamento com algumas bancadas temáticas do Congresso. De Brasília, Wesley Oliveira conta quais são essas bancadas e qual a estratégia.

Política, Economia e Utilidade pública

Alta dos juros. Para tentar conter a aceleração da inflação, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu por um novo aumento da taxa de juros, que passou de 7,75% para 9,25% ao ano. Com isso, a caderneta de poupança terá um rendimento maior.

Publicidade

PEC dos precatórios. Sob protesto de alguns senadores, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado promulgaram as partes comuns da PEC dos precatórios. Já a PEC da Prisão em 2ª Instância foi travada na comissão especial por uma manobra de deputados.

Passaporte sanitário. Em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “jamais” irá exigir o passaporte da vacina no país. O assunto é tema de um embate interno na Advocacia Geral da União (AGU), com diferentes pareceres. Entenda as divergências.

Giro pelo mundo. Um estudo feito na Argentina mostrou que 65% das crianças e adolescentes do país estão vivendo na pobreza. Na China, o governo divulgou um documento em que defende sua “democracia que funciona” e alfineta os Estados Unidos.

Nossa visão  

Novos beneficiados pelo desmanche do combate à corrupção. Decisões da Justiça baseadas em entendimentos que reescrevem o passado e desfazem o bom trabalho de combate à corrupção realizado pelos órgãos de investigação beneficiaram nesta semana mais dois personagens: o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha e o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Publicidade

Graças unicamente à vontade dos ministros do STF, descobrimos com assustadora frequência que quem julgou e condenou não deveria ter julgado nem condenado; que tudo deve recomeçar em outro lugar – outro estado, outra vara, outro tribunal; que trabalho diligente, às vezes realizado ao longo de anos, está inutilizado.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Preços. Por que a inflação bate recordes nos EUA e quais os efeitos no Brasil

Eleições 2022. Com discurso contra a polarização, Simone Tebet oficializa pré-candidatura pelo MDB

Compliance. Invasão de competências no poder favorece corrupção, diz manifesto

Publicidade

História. Leis para coibir o discurso de ódio não impediram a ascensão do nazismo na Alemanha

Colunas e artigos

Superlive Gazeta do Povo. O fim de ano chegou e a Gazeta do Povo convida você a refletir sobre o futuro promissor em que acreditamos para o Brasil. Por isso, no próximo dia 14 uma superlive vai reunir nosso time de colunistas trazendo análises em um evento especial. Confira quem irá participar.

Daniel Lopez mostra que Elon Musk está de olho não apenas em Marte, mas também nos nossos cérebros.

Madeleine Lacsko conta quem são os evangélicos que aplaudem a cultura do cancelamento.

Para inspirar

Natal na Casa Branca. Decorar a Casa Branca, sede do governo norte-americano, para o Natal é uma tradição de quase um século. Para este ano, foi apresentada uma decoração mais tradicional, alegre e com ideias acessíveis. A Haus traz todos os detalhes. Tenha um ótimo dia!

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]