Mais de 2,7 milhões de empregos com carteira assinada foram criados em 2021.| Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Ouça este conteúdo

2.730.597. Esse foi o total de vagas de emprego criadas no Brasil em 2021, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira (31). O número representa uma melhora expressiva em relação a 2020, quando o saldo acumulado ficou negativo em mais de 191 mil empregos, resultado da pandemia de Covid-19. Saiba quais setores mais criaram empregos no ano passado e veja como o governo avalia os números.

CARREGANDO :)

Ministro denunciado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por declarações consideradas homofóbicas, feitas em uma entrevista no ano passado.

Sem prevaricação. A Polícia Federal concluiu que o presidente Jair Bolsonaro não cometeu crime de prevaricação no caso da compra da Covaxin, a vacina indiana contra a Covid-19. Veja o que diz o relatório enviado ao STF.

Publicidade

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. A cerca de oito meses do primeiro turno da eleição presidencial, quatro emissoras de TV já confirmaram a realização de debates. Confira as datas e quem já confirmou presença. Saiba quais os entraves e as estratégias para tentar unificar as candidaturas da terceira via.

Covid-19. Até esta segunda-feira, 119 casos de Covid já haviam sido detectados entre atletas e outras pessoas envolvidas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. Uma farmacêutica japonesa informou que a ivermectina mostrou “efeito antiviral” contra a variante ômicron.

Giro pelo mundo. Os Estados Unidos e a Rússia trocaram acusações sobre a Ucrânia no Conselho de Segurança da ONU. O governo da China manifestou interesse em estreitar relações com a ditadura de Daniel Ortega, da Nicarágua.

Opinião da Gazeta  

A importância do ajuste fiscal. O resultado expressivo de estados e municípios contribuiu para que o setor público consolidado (União, estatais e entes subnacionais) tivesse, pela primeira vez desde 2013, um superávit primário (ou seja, antes do pagamento de juros da dívida): foram R$ 64,7 bilhões, ou 0,75% do PIB. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Publicidade

Contar apenas com a receita para gerar resultados primários sólidos é apostar todas as fichas em um único cavalo. É preciso atacar também o lado da despesa, reparando os danos causados ao teto de gastos nos últimos meses e realizando as reformas macroeconômicas, especialmente a administrativa.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Olhar dos ministros. Foco de recente controvérsia, conceito de “racismo estrutural” predomina há anos no STF

Entrevista. Mercado espera “velhos hábitos” na economia, qualquer que seja o presidente, diz XP

Comércio exterior. Brasil e EUA nunca fizeram tantos negócios. O que está por trás do recorde

Publicidade

Privilegiados. Crenças de luxo: ideias progressistas que só os muito ricos conseguem defender

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colunas e artigos

Bicentenário da Independência. Atenta à importância de comemorar e discutir o aniversário de dois séculos da Independência do Brasil, a Gazeta do Povo inicia a publicação de uma série de oito artigos editados no país ao longo de 1822. No primeiro, conheça José Clemente Pereira e o “Dia do Fico”.

Caio Coppolla fala do “Efeito Mariz”, reação de advogados ao apoio à pré-candidatura de Lula.

J.R Guzzo analisa como estão tornando a tirania cada vez mais cômoda para os tiranos.

Publicidade

Para inspirar

Baianas de acarajé, patrimônio cultural. O acarajé é a comida de rua mais antiga do Brasil e sua origem, maneira de fazer e significado na cultura popular são indissociáveis das baianas. Conheça a história dessa atividade e entenda por que as baianas são patrimônio cultural do país. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]