O presidente Jair Bolsonaro diz que o Brasil está pronto para ingressar na OCDE.| Foto: Isac Nóbrega/PR
Ouça este conteúdo

Cinco anos após formalizar o pedido para ingressar no quadro de membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil foi convidado na última terça-feira (25) a abrir as discussões de adesão ao grupo. Conhecida como “clube dos ricos”, a organização discute e promove as melhores práticas em políticas públicas, além de realizar estudos internacionais em diversas áreas. Em carta enviada à OCDE, o presidente Jair Bolsonaro diz que “o Brasil está pronto”.

CARREGANDO :)

O que acontece agora? Apesar de o convite ser um reconhecimento internacional, ainda há um longo caminho para que o Brasil se torne efetivamente membro da OCDE. Entenda como funciona o processo.

Investimento estrangeiro. Dados do Banco Central mostram que o investimento estrangeiro no Brasil em 2021 foi 23% maior que em 2020. Porém, a recuperação só deve se consolidar depois das eleições. Entenda por quê.

Publicidade

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. Aprovadas pelo Congresso como uma forma de compensar o fim das coligações, as federações partidárias correm o risco de fracassar. Saiba as razões. Veja também quem os partidos pequenos devem apoiar na disputa presidencial em outubro.

ICMS sobre combustíveis. Antes que expirasse, no próximo dia 31, governadores de 20 estados e do Distrito Federal decidiram prorrogar por mais 60 dias o congelamento do ICMS sobre o preço dos combustíveis. A decisão foi tomada em razão “do novo cenário que se descortina”.

Giro pelo mundo. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve fazer ainda este ano sua primeira indicação à Suprema Corte. Ainda assim, a vantagem segue com os conservadores. E veja o que o Papa Francisco realmente disse sobre filhos com “orientações sexuais diferentes”.

Opinião da Gazeta  

O protesto da elite do funcionalismo. Parte do funcionalismo público protestou em Brasília na semana passada, ameaça novas paralisações curtas nos próximos dias e até mesmo uma greve geral caso suas reivindicações não sejam atendidas. A principal exigência é uma recomposição salarial de 26%. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

O movimento atual é demonstração desse fenômeno, em que categorias que têm todos os motivos para se considerar privilegiadas, considerando todo o contexto do mercado de trabalho brasileiro, buscam melhorar ainda mais sua situação econômica à custa dos demais brasileiros, que têm de sustentar um Estado que acumula prejuízos ano após ano.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Educação domiciliar. Decreto sobre lei de homeschooling do PR deve sair em fevereiro; PL federal pode entrar na pauta

Lei orgânica. Proposta que cria novas normas para PMs e bombeiros de todo o país avança na Câmara

Saúde. Qual o melhor teste para detectar a Covid-19 no seu caso?

Publicidade

Artigo. Pesquisa mostra que jovens preferem a cultura do cancelamento à liberdade

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colunas e artigos

Como não perder a cabeça. O ano de 2022 não deve ser fácil: a pandemia do coronavírus ainda não terminou e a eleição promete ser uma das mais acirradas da história. Nesse cenário, o podcast Ideias discute: como não perder a cabeça em um ano que tem tudo para ser enlouquecedor?

Paulo Polzonoff Jr. mostra que nem os velórios estão imunes ao debate político.

Daniel Lopez comenta a relação entre Vladimir Putin, Olavo de Carvalho e o “Império do Fim”.

Publicidade

Para inspirar

Maior grafite do mundo. Um painel pintado em um prédio de Curitiba pode se tornar o maior grafite do mundo. Com mais de 2.500 metros quadrados, a pintura foi feita pelos artistas Renê Muniz e Thiago Pessoa. Confira imagens do painel. Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]