Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Numa derrota para o governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, adiou a votação do PL das Fake News, pautada para esta terça-feira (2). O pedido de adiamento foi feito pelo deputado governista Orlando Silva, relator do projeto, que temia pela não aprovação do texto. Após se reunir com as lideranças partidárias, Lira concordou em adiar a votação. Veja como foi a discussão.
Moraes intima Big Techs. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Polícia Federal ouça os presidentes do Google, Meta, Spotify e Brasil Paralelo.
Medida contra o Google. Após uma medida cautelar do governo, o Google retirou um texto contra a PL das Fake News. Para justificar a ação, o ministro Flávio Dino usou fake news.
Opinião da Gazeta
O PL das Fake News e a supressão de um dos lados do debate. Independentemente do desfecho, alguns dos últimos desdobramentos do debate sobre o PL 2.630 deveriam preocupar todos os brasileiros. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
É inconcebível pretender que empresas diretamente afetadas pelo que venha a ser aprovado não tenham o direito de dar sua opinião contrária ao PL 2.630, ou só possam fazê-lo de forma bastante limitada.
Política, Economia e Mundo
CPMI do 8 de janeiro. Integrantes do governo e da base defendem nos bastidores que a CPMI do 8 de janeiro seja usada para desgastar a oposição. Saiba como eles pretendem fazer isso.
Crise com o agronegócio. Depois de ameaçar cortar o patrocínio do Banco do Brasil ao Agrishow, maior feira agrícola da América Latina, o governo Lula tenta agora contornar a crise com o agronegócio.
Giro pelo mundo. O governo dos EUA anunciou o envio de 1,5 mil militares para a fronteira com o México. Na Ucrânia, cidadãos em áreas ocupadas são forçados a buscar cidadania russa.
O que mais você precisa saber hoje
Competição. Transferência de tecnologia da Embrapa para a África pode criar concorrentes para o agro do Brasil
Eleições municipais. Em São Paulo, Lula e Bolsonaro firmam apoio a seus candidatos para 2024
Colunas e artigos
Um criminoso sexual e o diretor da CIA. Criminoso sexual condenado, o financista Jeffrey Epstein se reuniu várias vezes com o diretor da CIA. Os detalhes no artigo de Jeff Zymeri.
Paulo Polzonoff Jr. mostra como a capivara Filó uniu o Brasil contra o fascismo ambiental.
Paulo Uebel denuncia a marcha da insensatez nas estatais com Lula.
Para inspirar
As diferentes experiências do turismo rural. O turismo rural tem atraído cada vez mais pessoas que buscam trocar a agitação dos centros urbanos pela tranquilidade do campo. Um dos segredos é diversificar experiências.
Tenha um ótimo dia!