Ouça este conteúdo
Este conteúdo foi corrigido
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (14), projeto que pune bancos por atos discriminatórios contra políticos na abertura de contas e outras atividades financeiras. O texto aprovado mudou significativamente a proposta inicial, da filha de Eduardo Cunha, que era criminalizar qualquer crítica a políticos com penas de prisão.
O texto inicial (veja aqui) foi alterado pelo relator, o deputado Claudio Cajado (PP-BA) (leia o parecer aqui). Ele retirou os artigos que atingiam a liberdade de expressão, mas manteve o artigo 3º que, sem prever penas, afirma que serão punidos os crimes de "discriminação cometidos em razão da condição de pessoa politicamente exposta".
Influenciador bloqueado. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o bloqueio das redes sociais do influenciador Bruno Monteiro Aiub, o Monark.
Liberdade em risco. Analistas alertam para a crise de liberdade de expressão no Brasil, destacando que o medo de manifestar críticas é típico de regimes autoritários.
Política, Economia e Mundo
Blindagem a aliados de Lula. A rejeição de requerimentos da oposição na CPMI do 8 de janeiro evidenciou um esforço para blindar nomes ligados a Lula. No Senado, foi instalada a CPI das ONGs.
Pressão sobre a conta de luz. O mercado brasileiro regulado de energia elétrica segue encolhendo e deixando a conta de luz cada vez mais cara para os consumidores. Entenda o que acontece.
Giro pelo mundo. Um relatório concluiu que o regime cubano foi responsável pela morte de dois opositores. Na Colômbia, grupos armados estão aumentando a devastação na Amazônia.
Opinião da Gazeta
As interferências do STF na segurança pública. O Judiciário brasileiro tem tomado decisões equivocadas que cerceiam ainda mais o já limitado poder de ação do Estado no combate ao crime. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
É preocupante que ministros do STF pareçam tão deslocados da realidade a ponto de não perceberem o que está em jogo. A segurança da população depende da capacidade do Estado em reagir com firmeza e prontidão aos avanços da criminalidade.
O que mais você precisa saber hoje
Proposta de Moraes. Indenização de terras a agricultores não resolve questão indígena no Brasil
Câmara dos Deputados. Projetos que protegem crianças são apontados como transfóbicos por ONGs
Virada política. Conservadores atingem maior número entre os americanos em uma década
Colunas e artigos
Celulares e a saúde mental dos jovens. Existe uma correlação entre a saúde mental dos jovens e a idade em que receberam o primeiro celular? Veja o que diz artigo de Elena Escobar Gil.
Marcel van Hattem diz como a CPMI do 8 de janeiro usurpa o direito da minoria à investigação.
Daniel Lopez revela o alerta aterrorizante de um ex-executivo do Google sobre o ChatGPT.
Para inspirar
Bagaço que vira energia. Você sabia que a energia lançada no sistema elétrico brasileiro produzida com bagaço de cana e outras biomassas já salvou o país do apagão? Conheça o potencial desse produto.
Tenha um ótimo dia!
Uma versão anterior desta matéria informava que críticos de políticos poderiam ser punidos com prisão de até quatro anos. Essa era a proposta original do projeto, mas ele sofreu modificações na votação da Câmara nesta quarta-feira, com a exclusão deste trecho. Com isso, o texto aprovado mira a discriminação de instituições financeiras contra "pessoas politicamente expostas".
Corrigido em 15/06/2023 às 09:56