Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Depois de ser aprovada no Senado, a proposta da reforma tributária volta agora para a Câmara dos Deputados. Como passou por mudanças, o texto precisa passar por uma nova rodada de discussões. Mas, a fim de acelerar a tramitação e tentar fazer com que a proposta seja promulgada pelo governo ainda este ano, o presidente da Câmara, Arthur Lira, pode fatiar a votação. Entenda a estratégia.
O que muda. Entre as mudanças previstas na reforma estão a fusão de impostos, uma alíquota recorde e cashback. Confira ponto a ponto da proposta.
Traições e interesses. O governo conseguiu aprovar o texto com uma margem reduzida. Só não saiu derrotado devido a traições, benesses federais e interesses regionais. Entenda.
Política, Economia e Mundo
Amazônia em chamas. O número de queimadas na Amazônia bateu recordes no mês de outubro. Na busca por culpados sobra para a seca, o vento e até o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mudança no TSE. O ministro Raul Araújo assume nesta sexta (10) o cargo de corregedor-geral do TSE. Divergente de Alexandre de Moraes, ele assume os processos contra Bolsonaro.
Guerra no Oriente Médio. Um relatório questiona o possível envolvimento de jornalistas com os ataques do Hamas. E por que a ONU Mulheres silencia diante dos crimes do grupo contra mulheres e crianças?
Opinião da Gazeta
Alíquota maiúscula, debate minúsculo. Todo o debate sobre a reforma tributária evidenciou um deserto de ideias no parlamento. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Embora o ambiente político nunca tenha sido tão favorável à aprovação de uma reforma tributária, o resultado final terá um efeito drástico sobre vários setores, continuará punindo os mais pobres e concentrará mais ainda os recursos em Brasília.
O que mais você precisa saber hoje
“Mudança de tom”. OAB precisou lembrar Moraes que o Estatuto da Advocacia é uma lei federal, diz jurista
Demarcação de terras. Vetos de Lula ao marco temporal inviabilizam estradas e escolas, diz deputada indígena
Prefeitura em 2024. Datena, Russomano e Marta Suplicy: os nomes que podem surgir na eleição de São Paulo
Eleições municipais. Como a direita de Minas Gerais está se organizando para 2024
Colunas e artigos
A Noite dos Cristais e o massacre do Hamas. A Noite dos Cristais, em 9 de novembro de 1938, marcou o início da matança indiscriminada pelos nazistas. Artigo de Marcos Susskind relaciona o episódio com os ataques do Hamas.
Nikolas Ferreira mostra que a mobilização de algumas pessoas nunca foi pelo meio ambiente.
Lúcio Vaz revela a gastança da ex-presidente Dilma com seguranças no exterior.
Para inspirar e alegrar
Estraçalhando a lacração. Acaba de ser lançado o primeiro de uma série de especiais da animação “South Park”, que garante boas risadas ao estraçalhar os multiversos e a lacração da Disney.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!