Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Podcast

Câmara de Curitiba confirma cassação de Renato Freitas (PT)

Com 25 votos favoráveis e cinco contrários, além de duas abstenções, a Câmara Municipal de Curitiba confirmou, nesta quarta-feira (22), a cassação do mandato do vereador Renato Freitas, do PT.

Freitas respondia a um processo no Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar. Em fevereiro, ele participou da invasão de uma igreja católica, durante a missa, em um protesto contra o racismo.

As votações para a cassação ocorreram em sessões especiais na Câmara de Curitiba. A defesa do vereador alega que vai pedir a anulação das reuniões por desobediência dos prazos legais.

A prisão preventiva do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressuscitou a proposta de criação da “CPI do MEC” no Congresso Nacional. Vários parlamentares utilizaram as redes sociais para se manifestarem sobre o caso.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, voltou a coletar as assinaturas para tirar a comissão do papel. Segundo ele, faltam apenas duas. O requerimento ainda tem que passar pelo crivo do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que a CPI seja efetivamente implantada.

A oposição tenta emplacar a CPI desde o começo do ano, quando as denúncias contra o MEC apareceram. Milton Ribeiro foi detido em uma operação da Polícia Federal que apura a prática de tráfico de influência e corrupção em recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

No podcast 15 Minutos, Márcio Miranda e o colunista da Gazeta Diogo Schelp refletem sobre a prisão do ex-mandatário do MEC pode respingar no presidente Jair Bolsonaro.

As eleições de outubro vão definir os ocupantes de um terço das cadeiras do Senado para os próximos oito anos, com cada estado tendo 1 vaga em disputa. Em São Paulo, até o momento, 11 nomes já se apresentaram como pré-candidatos. A Gazeta do Povo preparou um perfil com informações importantes sobre cada um deles.

O ministro Alexandre de Moraes estabeleceu uma nova multa a Daniel Silveira (PTB-RJ). A alegação é de que o deputado federal teria descumprido as medidas cautelares impostas pelo STF em 65 situações diferentes (entre uso das redes sociais, não utilização de tornozeleira eletrônica e falar com a imprensa). Com a nova sanção, o total de multas impostas pelo ministro a Silveira chega a 975 mil reais.

Em Saúde e Bem-Estar, duas sugestões de leitura: quais são os benefícios e onde encontrar a vitamina K, responsável pela coagulação do sangue e fortalecimento dos ossos, e uma lista (e um vídeo) com cinco dicas práticas de como cultivar a virtude da humildade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.