Bom dia!
Cada vez mais perto do período eleitoral, os pré-candidatos ao Palácio do Planalto e aqueles que os cercam não param de pensar em como achar um atalho que os faça chegar mais rápido à cidade dourada.
Com o seu “plano A” ainda preso em Curitiba, o Partido dos Trabalhadores tem uma nova estratégia para garantir a candidatura do ex-presidente Lula (PT). É com mais manifestações e pressão política sobre a Justiça que os petistas pretendem abrir os caminhos para o retorno de Lula.
Nem tudo podem os amigos e aliados, no entanto. Débora Álvares contou as derrotas que Lula (PT) sofreu nos últimos dias: o ex-presidente perdeu a chance de ser solto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), viu sua equipe de defesa bater cabeça e agora tem a delação de do seu ex-ministro Antonio Palocci em seu encalço.
Outro que também está atrás de ideias é o pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL). Um dos conselhos que o deputado federal recebeu foi o de que deveria escolher um negro ou uma mulher para ocupar a posição de vice-presidente em sua chapa.
Entretanto, ainda são vários os dilemas que o militar da reserva precisa enfrentar para deixar a sua candidatura redonda, como bem lembrou Evandro Éboli.
Inflação, juros e crescimento
Comentando o cenário econômico brasileiro e, em especial, os papéis desempenhados pela inflação e pela taxa de juros, o Editorial da Gazeta do Povo exemplificou:
Embora tenha asas, a galinha só consegue voar a baixas alturas e distâncias curtas. A economia brasileira também está assim – tem se caracterizado por voar a baixas alturas (pequenas taxas de aumento do PIB) e curtas distâncias (poucos anos).
Escorpião no bolso
Economizar é bom, mas nem sempre é a melhor escolha. Descubra quais são os 6 gastos que você não deve cortar nem quando a sua situação financeira está difícil.
(In)atividade
Segundo um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vem crescendo o percentual de idosos na taxa de ocupação brasileira. Além do envelhecimento do país, o movimento pode significar uma mudança da cultura em relação à ideia de aposentadoria.
O grande desmatador
Uma pesquisa conjunta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) acabou de indicar um dos principais responsáveis pelo desmatamento na Amazônia. Veja os resultados do estudo.
Há esperança
Refletindo sobre a Copa do Mundo, Franscisco Escorsim redescobriu qual é o verdadeiro negócio do futebol:
Sei que a impressão que quase todo mundo nesse meio do futebol passa é a de que são todos “mercenários”, interessados apenas em grana e autoimagem conferida no telão. Mas quando é Copa do Mundo vemos que não é bem assim. Com tanta entrega de tantos jogadores na Copa do Mundo não consigo me convencer de que apenas dinheiro os motive a tanto assim. Ainda há esperança, portanto.
Assédio moral
Um problema cada vez mais frequente nas empresas, inclusive devido à pressão a que as equipes estão submetidas em decorrência do atual cenário econômico desfavorável, o assédio moral pode gerar indenizações e causar muitas dores de cabeça para os gestores:
[C]ontestar sistematicamente opiniões e decisões do empregado, constranger com cobranças abruptas em público, implicar com origens, crenças religiosas ou convicções políticas, espalhar rumores a respeito da pessoa, fazer ameaças de qualquer tipo e mesmo ignorar sua presença, dirigindo-se apenas a outros colegas.
História pré-colonial
Uma proposta de que o ensino de História no ensino médio se restrinja ao período posterior a 1450, após o descobrimento da América pelos europeus, portanto, está dividindo as opiniões de professores e especialistas em ensino nos Estados Unidos.
Em Macau
Foi inaugurado o hotel Morpheus que, com uma arquitetura futurista, promete redefinir a arquitetura da hospitalidade no século 21. Veja as fotos.
Na Armênia
A “geração da independência” - conhecida por esse nome por ser formada em sua maioria por pessoas que nasceram após a saída da Armênia da União Soviética, em 1991 - por meio do amplo uso de tecnologia e da cooperação, derrubou o governo nacional e quer construir uma democracia marcada pela transparência e pela responsabilidade no sul do Cáucaso.
Na Áustria
É onde diplomatas norte-americanos e russos querem promover uma cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu par russo, Vladmir Putin. Quais serão os principais assuntos que os mandatários dos dois antigos adversários da Guerra Fria têm para tratar?
Na Itália
Conheça a vida de alguns dos cerca de 200 repórteres do país que, sob ameaça de morte pela máfia, não podem abrir mão da escolta policial na maior parte do dia.
Nos Estados Unidos
Alguns olhos certamente estarão voltados para o primeiro encontro de alto nível que acontece entre Brasil e Estados Unidos em território brasileiro desde o início do governo Temer.
Dentre os principais temas que serão abordados pelo vice-presidente norte-americano, Mike Pence, e o presidente brasileiro, Michel Temer, estão a política de “tolerância zero” sobre imigrantes ilegais dos Estados Unidos e a crise humanitária na Venezuela.
Fique de olho... O acordo EUA-Brasil sobre a base espacial pode ser acelerado com a viagem do vice de Trump ao Brasil.
Na Argentina
Enfraquecido por recentes demissões e pelo agravamento da crise nacional neste ano, o governo de Mauricio Macri encara agora uma greve no setor de transportes que deve paralisar trens, ônibus e metrô. Os impactos do movimento devem dificultar ainda mais a vida da Casa Rosada.
Macri precisa de sorte, mas também de decisões acertadas, principalmente depois de 25 de abril, quando as coisas saíram do controle. O dólar disparou, as metas de inflação projetadas se mostraram irreais e diversos sindicatos começaram a marcar suas greves.
No Paraná
Tudo em família. Rogerio Galindo comentou por que a força dos “laços familiares” na política do estado chama a atenção da mídia nacional, embora já não seja algo que assuste os paranaenses.
Por aqui, parece quase pré-requisito: para chegar a algum lugar, você tem que ter nascido na família certa.
Por falar nisso. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio mandou o governo do Paraná exonerar o assessor da Casa Civil Eliezer José Fontana, ex-prefeito de Corbélia, por desobediência à regra antinepotismo. Entenda o caso.
Fechando as portas. A redução da verba orçamentária da Receita Federal deve atingir a sua atuação no Paraná, que é o segundo estado que mais perdeu estabelecimentos do órgão na federação. Confira quais são eles.
Antes tarde... Com o fim das concessões de estradas no estado se aproximando, Katia Brembatti perguntou: quais são as obras que os concessionários têm que entregar até o fim dos contratos?
Em Curitiba
Sempre alerta. No último domingo (24), um policial militar em folga evitou um assalto à estação-tubo na região central.
Cras. O prefeito Rafael Greca (PMN) propôs o fechamento de sete centros de assistência social na capital paranaense. Entenda os motivos para a medida e quais os impactos que são esperados se ela realmente for concretizada.
O velho e o novo. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou um campus na antiga sede da Rede Ferroviária no Rebouças. Confira as fotos.
Um bom dia!
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre, diz IBGE
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião