Bom dia!
Após decidir pela admissão do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pelo adiamento do julgamento da ação para o dia 4 de abril.
Alegando que o réu, Lula, não poderia arcar com o ônus do adiamento, os ministros também optaram pela concessão de uma liminar que determina que o ex-presidente não poderá ser preso até que a corte julgue o seu habeas corpus.
Interpretando o movimento do STF, o Editorial da Gazeta do Povo concluiu:
Entendamos bem a gravidade do que acabou de ocorrer: a jurisprudência foi atropelada, concedendo-se um salvo conduto para Lula, apenas porque os ministros não quiseram dar prosseguimento ao julgamento, alegando outros compromissos, cansaço ou mera solidariedade aos comprometidos e cansados.
E Fernando Martins concluiu: liminar a favor de Lula indica que STF mudou de posição sobre prisão em 2.ª instância.
Uma das certezas para o 4 de abril é que o ministro Gilmar Mendes, que é tido como voto certo pela concessão do habeas corpus em favor do ex-presidente Lula, não estará presente na sessão, já que deve viajar para Lisboa. Com essa ausência, a tendência é que haja um empate no STF.
“Calote” dos anos 1980
Em algum universo paralelo, um governo tomou empréstimos compulsórios do seu povo e posteriormente, como deve ser, devolveu os valores arrecadados. Já no Brasil, o governo de José Sarney instituiu um empréstimo compulsório que incidia sobre a compra de combustíveis e veículos no final dos anos 1980 e até hoje o brasileiro nunca viu a cor desse dinheiro.
Até a Petrobrás
Em debate na capital paulista, o presidenciável João Amoedo (Novo) afirmou que pretende privatizar todas as estatais e que vai levar as regras do livre mercado para dentro do poder público.
Vai explodir?
O homem-bomba do PSDB foi denunciado pela força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo.
Trégua comercial
O representante do comércio dos Estados Unidos anunciou que o Brasil faz parte da lista de países que terão as sobretaxas sobre o aço e alumínio suspensas até 30 de abril, data da conclusão das negociações sobre o tema. Além do Brasil, outros países foram beneficiados pela decisão de Washington.
Na contramão
Ricardo Amorim, sob o impacto da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir novamente a taxa básica de juros da economia brasileira, ficou impressionado: raridade, juros subindo nos Estados Unidos e caindo no Brasil.
E por isso. Os investidores vão ter que se acostumar com o risco.
No Mercado Financeiro
Após uma acusação do Nubank de que os cinco maiores bancos que operam no Brasil – Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica e Banco do Brasil – estariam prejudicando a livre concorrência, a Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu abrir um inquérito administrativo sobre o caso.
Expedição Safra
No Matopiba, foi conferir uma das melhores safras da região. Não deixe de ver as imagens da última fronteira agrícola do país.
BVD
É a pior doença dos rebanhos de gado e está presente em 90% das fazendas brasileiras.
No mundo
São 124 milhões de pessoas passando fome. Esse número representa um aumento em relação ao último levantamento e tem causas identificáveis.
Nos Estados Unidos
O presidente Donald Trump assinou um memorando que estabelece tarifas contra a China e restrições às transferências de tecnologia e aquisições com o país asiático. Além de afirmar que essa é só a primeira medida contra Pequim, Trump atirou:
[T]emos um tremendo roubo de propriedade intelectual.
No Reino Unido
O chanceler, Boris Johnson, comparou a Copa do Mundo de 2018 na Rússia à Olimpíada de 1936 na Alemanha nazista. Resta saber quem será o Jesse Owens da vez.
No Vaticano
Acusado de ter alterado o conteúdo de uma carta de Bento XVI ao Papa Francisco, o ministro da Comunicação do Vaticano, monsenhor Dario Viganò, renunciou ao seu cargo. A Santa Sé afirmou que o caso se deve mais a um gesto de discrição.
Na Venezuela
O governo do ditador Nicolás Maduro determinou um recesso ao setor público. No entanto, o objetivo de Caracas não é dar descanso ao funcionalismo.
“Data venia”
Sob impacto do bate-boca entre os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, Bernardo Strobel respondeu: Por que os juízes usam togas?
O Judiciário é cheio de liturgias. Faz parte de seu modo de ser o uso da toga para os atos formais. Nos julgamentos, é obrigatório o seu uso pelos magistrados. Mesmo os advogados, para dirigirem-se à Corte, devem usar becas.
“Efeito Flynn”
Enquanto a humanidade tem notas cada vez maiores em testes de QI, alguns países e grupos específicos apresentam uma queda nos seus testes:
O fenômeno [, aumento nos níveis médios de inteligência,] é frequentemente chamado de “efeito Flynn”, em homenagem a Robert Flynn, pesquisador da Nova Zelândia que documentou uma série de estudos sobre o QI iniciados no começo dos anos 1980.
Luto
No Palácio Iguaçu, o corpo do ex-deputado Luciano Pizzatto foi velado.
Descendo do muro
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB-PR), afirmou que até a próxima segunda-feira deve anunciar as decisões sobre o seu futuro político.
Franceses, espanhóis e americanos
Estão se coligando com empresas brasileiras para apresentar propostas de uma nova ferrovia no Paraná. Confira a infografia do trecho que está atraindo esses investidores.
Para comemorar
Os 325 anos de Curitiba, o prefeito Rafael Greca (PMN) prometeu uma série de inaugurações e entrega de bens públicos.
E por falar no prefeito. Ele e a primeira-dama receberam uma convidada mais do que especial no Palácio 29 de Março.
Enfim...
A Praça Tiradentes já tem uma nova estátua do Cacique Tindiquera.
Guia Gazeta do Povo
Apresentou quatro baladas que marcaram época na noite curitibana e ainda fazem sucesso e trouxe a programação do Parque Tanguá para o aniversário da capital paranaense: ópera e baile de gala.
Um bom dia!