Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bom dia

Cármen Lúcia suspende posse de Cristiane Brasil

 |

Bom dia!

Era tudo que o governo temia desde o início da novela. Cármen Lúcia, no entanto, sinalizou que pode rever sua própria decisão quando o ato do STJ for publicado.

Um voto muda tudo

Começou uma semana decisiva para o futuro do Brasil. Todos os olhares estão voltados para o Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), em Porto Alegre, onde três desembargadores decidirão sobre a apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 9 anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro. Fernando Martins e Célio Martins explicam por que, dependendo do resultado de 3 a 0 ou 2 a 1, tudo pode mudar nas eleições de 2018.

Manifestantes pró-Lula já estão montando acampamento em Porto Alegre, a cerca de 1 km do tribunal. Militantes do interior do Paraná saíram antes, mas a maioria da caravana é esperada hoje.

Seguindo a tradição petista de colocar todas as instituições de Estado a serviço do partido, desta vez caberia à Justiça apenas referendar aquilo que o partido já decretou em seu tribunal interno informal: Lula é inocente, e aos desembargadores só resta o papel de carimbadores dessa avaliação.

Tanta vida lá fora

A Caixa Econômica Federal é um deles. Depois de tentar levantar recursos do Tesouro e do FGTS, a solução discutida agora é vender parte da carteira de crédito e repassar menos dividendos à União. Seria possível levantar R$ 15 bilhões.

Máquina do tempo

“Liberdade ou morte!”

Tiago Cordeiro faz o perfil de Flávio Rocha, dono da Riachuelo, que lançou um manifesto liberal e pretende influenciar a agenda eleitoral. Duas vezes deputado,  Rocha já quis presidente da República, mas diz que não vai tentar novamente.

Agora vai?

Eu só ouço falar

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) admitiu ter recebido proposta de um executivo da empreiteira Odebrecht para que recebesse dinheiro em esquema de caixa dois. O estranho é que não procurou a Polícia Federal ou órgãos de controle para alertar sobre o ocorrido ocorrido.

Oportunidade

A reforma tributária de Donald Trump, aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos no final do ano passado, pode respingar no Brasil. Se tiverem senso de oportunidade, nossos políticos perceberão que as medidas aprovadas nos Estados Unidos apressam a necessidade de uma reforma tributária brasileira.

Cadê?

Boa notícia

Defesa da vida

E Mathew Lu desfaz um erro comum na discussão sobre o tema: achar que a ciência tem a palavra final sobre quando a vida começa.

Ideologia de gênero

O problema se torna evidente no critério de seleção: basta se autodeclarar transexual ou transgênero para concorrer uma das vagas reservadas. Ou seja: especialmente no caso dos transgêneros, em que não é preciso ter qualquer aparência externa característica, é impossível haver um exame objetivo. Bastará a um homem dizer que, em sua mente, é uma mulher.

Crise

Prevenção

Empreendedora

Ela percebeu uma falha de mercado e não perdeu tempo: criou uma empresa e hoje faz sucesso com loja que só vende sapatos 33 e 34.

Velozes

Para as férias

Cotão

Quadro Negro

Luto 

É bom...

Se você está pensando em abir um negócio, Naiady Piva explica por que o estado do Paraná é uma referência nacional em franchising e lista mais de 30 franquias que querem expandir seus negócios por aqui

...mas pode melhorar

Inovação

Já se estima que, em um ano, a arrecadação de Curitiba com aplicativos de transporte compartilhado seja três vezes superior ao que a prefeitura recebe com táxis. Qual será o futuro dos táxis com a concorrência de Uber, Cabify e 99POP?

Deste ano não passa

Perdeu algum dos melhores restaurantes de Curitiba? Anote todos e organize a agenda para comer bem este ano. O Bom Gourmet te ajuda.

Esta terra, esta gente

Partindo da icônica canção em que o eu-lírico de Rita Lee queria ser normal em Curitiba, Jeferson Ferro reflete, em tom agridoce, sobre a cidade, seus problemas, e o que, afinal, é ser curitibano:

‘República de Curitiba’, alcunha que nasceu da boca do ‘filho do Brasil’ – eis a nova identidade da capital mais fria do país. Sim, nós sempre nos orgulhamos de ser uma espécie de negação do Brasil. Que identidade nos restará quando as luzes desse espetáculo se apagarem?

E com essa, que sensibilizou até este escriba, recebido por esta cidade há pouco menos de um ano, eu me despeço desta curta temporada no Bom Dia. Amanhã tem novidade.

Uma ótima semana a todos!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.