Viúvo desde 2017, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se casa novamente nesta quarta-feira (18). A nova esposa é a socióloga Rosângela Silva, conhecida entre amigos como Janja e cujo relacionamento com Lula se tornou público em 2019, depois que o ex-presidente deixou a prisão. Militante do PT há mais de 20 anos, Janja terá um papel estratégico na campanha de Lula à Presidência. Entenda qual será esse papel.
Um novo eleitorado. Pesquisa recente mostrou que Lula tem conquistado votos na direita, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) não obtém o mesmo sucesso junto à esquerda. Saiba como eles trabalham junto a esse eleitorado.
PSDB e a terceira via. Após a crise aberta por João Doria, a Executiva nacional do PSDB decidiu seguir as negociações com o MDB para tentar encaminhar uma candidatura única. Veja quais serão os próximos passos.
Política, Economia e Utilidade pública
Alerta do TSE. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, afirmou que agressões a autoridades eleitorais de outros países devem servir de alerta ao Brasil. Entenda o que é o Programa de Combate à Desinformação desenvolvido pelo tribunal.
Privatização da Eletrobras. O julgamento da privatização da Eletrobras será retomado nesta quarta pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que tem descumprido prazos relacionados a esse tipo de processo. Saiba o que o Congresso tem feito para tentar baixar a conta de luz.
Giro pelo mundo. Mesmo com as ameaças da Rússia, Suécia e Finlândia vão apresentar nesta quarta seus pedidos de adesão à OTAN. Apesar de ter grande parte da população vacinada contra Covid-19, a China insiste com o lockdown. Entenda por quê.
Opinião da Gazeta
Cuba acirra a perseguição. A lei nunca foi empecilho para ditaduras estabelecem seus regimes de repressão e perseguição, mas, quando podem, as autocracias sempre acabam adaptando a lei para que se dê um verniz de legalidade às arbitrariedades que cometem. É o que acaba de acontecer em Cuba, que aprovou um novo Código Penal que dificulta ainda mais qualquer manifestação contrária ao governo comunista. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Uma característica dos novos crimes aprovados pelo Legislativo cubano é sua redação intencionalmente vaga, de modo a permitir que qualquer dissidente acabe enquadrado em algum tipo penal, independentemente do que faça. É o caso, por exemplo, do crime de “desordem pública”.
O que mais você precisa saber hoje
Por unanimidade. Alesp aprova cassação de Arthur do Val; ex-deputado perde direitos políticos por oito anos
Maio Laranja. Volta às aulas evidencia aumento dos casos de abuso sexual contra crianças na pandemia
Covid-19. Butantan e Sinovac têm um ano para provar que Coronavac funciona bem
Projeto Liberdades. Painéis sobre direitos LGBTs e fake news são produzidos em projeto do STF
Saúde. Quando o luto se torna uma doença: veja os sinais que o corpo dá
Colunas e artigos
O humor de Orwell. Não é de se pensar em George Orwell, escritor dos clássicos “1984” e “Revolução dos Bichos”, como um escritor cômico. Mas o artigo de Jonathan Clarke, do City Journal, mostra como o humor era essencial para o autor.
Thaméa Danelon responde: é democrático duvidar do processo eleitoral?
Paulo Uebel diz por que aposentadoria como pena é atestado de “bananidade” brasileiro.
Para inspirar
Ajuda aos ucranianos. Diante da situação provocada pela guerra na Ucrânia, brasileiros têm procurado ajudar a população do país, mesmo à distância. Após recolher centenas de doações, um comitê repassou R$ 600 mil à embaixada da Ucrânia. Veja como o dinheiro será aplicado. Tenha um ótimo dia!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião