Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Os dribles orçamentários do PT

Centrão desponta em disputas municipais. Lula se esquiva sobre Venezuela. Pobreza dispara em Cuba

Partidos do centrão superam polarização entre Lula e Bolsonaro
Partidos do centrão superam polarização entre Lula e Bolsonaro (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados.)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Em uma eleição ainda marcada pela polarização entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro, quem desponta em parte das capitais é o Centrão. Em dez capitais, o grupo de partidos sem ideologia definida lidera as pesquisas de intenção de voto. Para analistas, a maleabilidade ideológica dos partidos representa um trunfo desses candidatos.

Divisão na Câmara. Por falar em Centrão, o grupo pode ficar dividido após a eleição para a presidência da Câmara: uma parte com o governo, outra com o PL de Bolsonaro.

Campanha contra o PSD. Quem virou alvo do Centrão foi o deputado Nikolas Ferreira, após fazer campanha contra o PSD, em razão da falta de posicionamento sobre o impeachment de Alexandre de Moraes.

Política, Economia e Mundo

Governo repete estratégia de Dilma. Para contornar o impacto dos gastos nas contas públicas, o presidente Lula tem adotado práticas ousadas e criativas. A estratégia se assemelha à que levou ao impeachment de Dilma Rousseff.

Lula evita falar sobre Venezuela. Em sua participação na ONU, Lula evitou abordar a crise política na Venezuela. Porém, foi cobrado pelo chileno Gabriel Boric e viu o argentino Javier Milei se posicionar.

Giro pelo mundo. O porta-voz da Rússia disse que tentar “forçá-la” à paz na Ucrânia seria um “erro fatal”. Em Cuba, a pobreza dispara e só 15% conseguem fazer três refeições ao dia.

Opinião da Gazeta

Hipocrisia no palco global. Em seu discurso na ONU, Lula até tentou fazer valer o soft power brasileiro na questão ambiental, mas não conseguiu escapar da realidade. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A degradação ambiental, a pobreza, a fome, as guerras são problemas muito reais, qualquer pessoa de bom senso há de admiti-lo. Mas, quando Lula abre a boca para falar deles, o mundo fica muito longe de se iluminar; na verdade, não há nada a se extrair do discurso.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Fundamentalistas miram a Europa. “O objetivo dos fundamentalistas islâmicos é conquistar a Europa”. É o que afirma um conceituado professor francês, em destaque no artigo de Lorenza Formicola.

Guilherme Fiuza diz quem são os intelectuais pela censura.

Para inspirar e alegrar

O escritor japonês que você precisa conhecer. Você já ouviu falar em Yukio Mishima? Uma coletânea de contos recém-lançada dá a oportunidade de conhecer o conservador que é um dos maiores nomes da literatura japonesa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.