Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Proposta incentiva indenizações contra redes

Centrão ameaça pautas conservadoras. Médicos descartam sequelas em Lula. Barroso prevê fim do inquérito das fake news

Sucessão da CCJ pode travar pautas conservadoras
Sucessão da CCJ da Câmara pode travar pautas conservadoras. (Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados)

72 felizes

  • Ícone de reações Feliz
  • Ícone de reações Surpreso
  • Ícone de reações Preocupado
  • Ícone de reações Inspirado
  • Ícone de reações Triste
  • Ícone de reações Indignado

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Principal comissão da Câmara dos Deputados, a CCJ deve ficar nas mãos do Centrão em 2025. Atualmente, quem preside a comissão é a deputada Caroline de Toni (PL-SC), que focou em pautas de viés conservador. Com a passagem a um representante de centro-esquerda, a tendência é que essas pautas encontrem dificuldade para avançar. Entenda o cenário.

Inquérito das fake news. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse que o inquérito das fake news deve ser encerrado em 2025, mas prevê “mar agitado” por ações penais.

Indústria de indenizações. A proposta de Dias Toffoli para regulação das redes sociais tende a incentivar uma indústria de indenizações contra empresas de tecnologia. Saiba por quê.

Política, Economia e Mundo

Lula se recupera de cirurgia. Após uma cirurgia de emergência, médicos do presidente Lula descartaram sequelas. Apesar de a conjuntura ser o principal fator, Lula tenta levar o crédito pelo acordo UE-Mercosul.

Estudantes brasileiros entre os piores. Estudantes brasileiros do 4º e 8º ano do ensino fundamental ficaram entre os piores do mundo em um ranking global de matemática. Entenda os fatores que levaram a isso.

Giro pelo mundo. O FBI fez um alerta sobre o risco de espionagem chinesa em mensagens por aplicativos. Saiba como as crises políticas na Alemanha e na França podem afetar toda a União Europeia.

Opinião da Gazeta

Quem ganha com a censura nas mídias sociais. O STF deve retomar nesta quarta (10) o julgamento sobre o Marco Civil da Internet, que pode intensificar a censura nas redes sociais. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Ao transformar as Big Techs em árbitras do que deve ou não ser colocado no ar, com incentivo total à censura e incentivo zero à defesa do interesse público e das liberdades de expressão e de imprensa, as regras sugeridas por Toffoli darão aos protagonistas dos esquemas de corrupção uma bela blindagem.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Dois cérebros em um. Um psiquiatra está dando o que falar nos meios científicos e filosóficos ao defender que o cérebro tem duas maneiras de ver o mundo. Artigo de Marciano Escutia detalha esses estudos.

Para inspirar e alegrar

O adeus a Dalton Trevisan. A literatura brasileira se despediu de um dos seus maiores nomes na última segunda (9). Confira cinco curiosidades sobre a vida e a obra de Dalton Trevisan.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.