Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Uma investigação da Polícia Federal dá conta de que um grupo de chineses é suspeito de gerenciar parcialmente um banco com movimentações bilionárias, no Brasil. Eles teriam aplicado crimes financeiros na casa dos R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos.
Ainda, haveria uma possível ligação do grupo com o PCC e, um dos donos desse banco, seria um policial civil do estado de São Paulo. Gerentes bancários e contadores também são suspeitos. Entenda como todo esse esquema vinha acontecendo.
Com convite para a posse. Alexandre de Moraes enfrenta um impasse em relação ao pedido de Bolsonaro para comparecer à posse de Trump, no próximo dia 20. E sua decisão pode ter repercussão internacional.
Déficit das estatais. Dados do Banco Central indicam que, até novembro de 2024, o Brasil teve um resultado contábil negativo de R$ 6 bilhões. Esse prejuízo recorde ressalta o uso político e a má gestão das estatais sob o governo de Lula.
Política, Economia e Mundo
Sem convite para a posse
Diferentemente de Bolsonaro, Lula não foi convidado para participar da posse de Donald Trump. A representante do governo brasileiro será a embaixadora Maria Luiza Viotti.
Presas do 8/1
Gilmar Mendes determinou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) faça mutirões carcerários para garantir a troca da prisão preventiva por domiciliar para mães de crianças menores de 12 anos de idade, em todo o país.
Fiscalização do Pix
O secretário da Receita Federal afirmou que os dados de transações do Pix acima dos novos limites não vão gerar uma notificação imediata. Antes, os dados serão cruzados com outras informações para averiguar inconsistências dos contribuintes.
Opinião da Gazeta
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC. Mal começou em sua função, e Galípolo já teve uma tarefa importante: escrever a Haddad, explicando por que o IPCA de 2024 estourou o limite máximo de tolerância para a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Galípolo não diz nem uma palavra sobre a necessidade de uma política fiscal responsável por parte do governo como principal fator capaz de promover a ancoragem das expectativas de inflação.
O que mais você precisa saber hoje
Monitoramento. Condenado a 73 anos por 17 estupros é preso com ajuda de IA em São Paulo
Ensino público e privado. Lula sanciona projeto que proíbe uso de celular em escolas
Ajuste fiscal. Governo quer teto para supersalário e idade mínima para aposentadoria militar
Pedido do Psol. PGR se manifesta contra inclusão de Tarcísio no inquérito do golpe
Colunas e artigos
O primeiro ano de Milei na Argentina: uma lição para o Brasil. Javier Milei comemora um ano de governo e recoloca a Argentina no caminho do desenvolvimento, atraindo investimentos, reduzindo drasticamente a inflação, tornando a sociedade mais importante que a burocracia e o povo mais relevante que o governo. Leia o artigo do jurista Ives Gandra da Silva Martins.
Rodrigo Constantino avalia que o Poder Judiciário virou um “tapetão” para a esquerda que judicializa tudo, porque não contam com o apoio popular.
Paulo Filho comenta a posse de Maduro, que está no poder desde 2013, e fala do quanto essa permanência dele implicará diretamente a América do Sul.
Para inspirar e alegrar
Os três filmes mais engraçados de Stevie Martin disponíveis no streaming. O público brasileiro só conhece Steve Martin do cinema, o que é uma pena, porque o que ele fez nos anos 70 na comédia stand-up foi absolutamente revolucionário. Até que em 1981 ele decidiu abandonar os palcos e aparecer apenas no cinema. Então, veja os três melhores filmes de Stevie Martin disponíveis no streaming.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou