Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: tensão no Congresso com vetos de Lula

Comando Vermelho atua na Amazônia. PT fará uso político do 8/1. Como a queda no investimento afeta o PIB

Maconha apreendida pelo Comando Militar da Amazônia na Rota do Solimões, em 24 de dezembro (Foto: Comando Militar da Amazônia)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O Comando Vermelho, facção criminosa criada no Rio de Janeiro, expandiu suas atividades na região Norte do país. Além de operar o tráfico de drogas na Amazônia, a organização também atua no garimpo de ouro e na comercialização de madeira ilegal. Entenda como.

Uso político do 8/1. O governo Lula programa um "ato democrático" para o dia 8 de janeiro – uma forma de transformar a ideia de que os protestos trouxeram riscos reais para a democracia em capital eleitoral.

PIB. A queda na chamada formação bruta de capital fixo – que inclui despesas com construção civil, máquinas e equipamentos – deve impor limites ao crescimento brasileiro a médio e longo prazo. Leia mais sobre esse efeito.

Política, Economia e Mundo

Tensão com o Congresso. Vetos de Lula à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 adicionaram um novo elemento à crise institucional que se forma entre o governo e os parlamentares. Entenda os motivos.

Marco temporal. A lei que estabelece o marco temporal para demarcação de terras indígenas foi promulgada nesta terça (2). Em dezembro, o Congresso derrubou vetos de Lula ao texto.

Giro pelo mundo. A reitora da Universidade de Harvard renunciou após acusações de plágio e críticas sobre a forma como lidou com protestos anti-Israel. Em Cuba, uma nova lei prevê que pacientes graves possam solicitar eutanásia.

Opinião da Gazeta

O Brasil dos privilégios. Uma das reclamações comuns quando se trata da Justiça brasileira é sua lentidão e ineficiência. Mas em um aspecto ela é bastante eficiente: quando se trata de garantir ainda mais privilégios aos magistrados. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Juízes merecem uma remuneração condizente com a importância do serviço que prestam à sociedade, e têm o direito de pleitear tal remuneração. Mas não têm o direito de recorrer a subterfúgios e filigranas jurídicas para elevar de forma imoral os seus vencimentos.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Companheiros fritam Haddad. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi elogiado pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O PT, porém, divulgou uma resolução criticando o rumo da economia brasileira. O colunista Guilherme Macalossi comenta.

Para inspirar e alegrar

Recorde em Foz do Iguaçu. A usina de Itaipu fechou 2023 com 82 milhões MWh gerados – o maior número dos últimos cinco anos. Em relação a 2022, o crescimento foi de 18%.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.