Está valendo a partir desta sexta-feira (11) o novo aumento decretado pela Petrobras nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha. O reajuste dessa vez chega a 24,9%. Foi o que bastou para o Senado aprovar dois projetos que visam mitigar a alta dos combustíveis. O primeiro cria um auxílio-gasolina e muda a política de preços da Petrobras; já o segundo altera a fórmula de cobrança do ICMS. O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que a proposta vai atenuar em R$ 0,60 o preço do litro do diesel.
Lógica do mercado. A possibilidade de mudanças na política de preços adotada pela Petrobras já vinha sendo discutida pelo governo federal nos últimos dias. Entenda o que acontece caso a Petrobras deixe de seguir a lógica de preços do mercado.
Projeções do PIB. Embora tenha melhorado ligeiramente suas projeções para o PIB de 2022, o mercado não modificou suas estimativas de baixo crescimento econômico em 2023. Saiba por que o pessimismo ainda predomina.
Política, Economia e Utilidade pública
Guerra na Ucrânia. Os Estados Unidos alertaram que a Rússia pode usar armas químicas e biológicas na Ucrânia. De Lviv, o colunista Luis Kawaguti mostra como funcionam os centros de resistência civil ucraniana. E saiba como a União Europeia planeja se livrar da dependência do gás russo.
Eleições 2022. O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em sua live que nove ministros devem sair para disputar as eleições. Saiba o que acontece com PT e PSB após o fim das negociações para criar uma federação e qual o rumo do PSD após Rodrigo Pacheco desistir de concorrer à Presidência.
Máscaras e vacinas. Governos estaduais já flexibilizam o uso obrigatório da máscara. Veja a situação em cada estado. Um estudo mostra que o reforço vacinal aumenta em até 25 vezes o nível de anticorpos contra a Covid-19. E o que documentos inéditos revelam sobre a vacina da Pfizer.
Opinião da Gazeta
O novo TSE e a serenidade perdida. O ministro Ricardo Lewandowski tomou posse como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), juntando-se a Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Em um período normal, o novo time de ministros não despertaria atenção na sociedade. No entanto, o histórico recente de atuação do TSE dificulta bastante a confiança da população numa desejável condução serena do processo eleitoral. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O presidente Jair Bolsonaro contribuiu muito para elevar a tensão institucional a um nível próximo do paroxismo, mas não se pode dizer que o TSE tenha se posicionado de maneira positiva na esfera pública. Especialmente preocupante se tornou a atuação da corte, se consideramos decisões polêmicas, quando não completamente eivadas de erro e parcialidade, tomadas pelo tribunal poucos meses antes.
O que mais você precisa saber hoje
Comissão no Senado. Lewandowski e juristas vão propor mudanças na lei do impeachment: o que está em jogo
Saúde menstrual. Congresso derruba veto de Bolsonaro ao projeto que prevê distribuição de absorventes
Atenção psicossocial. Escolas poderão ter política pública para promoção da saúde mental
Fukushima. Descontaminação e desativação da usina: os desafios do Japão 11 anos após o desastre nuclear
Colunas e artigos
O livro proibido. Totalitarismo, intolerância e pensamento único: esse é o cenário que ocorre há décadas dentro das universidades brasileiras, relatadas agora na obra “O livro proibido”. Cristina Graeml conversou com o autor, o professor de História Gabriel Giannattasio.
J.R. Guzzo mostra como a imprevisibilidade se tornou a principal característica da jurisprudência do STF.
Luís Ernesto Lacombe faz uma pergunta bem simples: podemos ser otimistas com o Brasil?
Para inspirar
Mulheres do café. Antes do café chegar à mesa, ele passou por mãos de mulheres com pouca ou nenhuma formação escolar e que ganham menos de um salário mínimo ao ano. Elas começam a ser vistas pela sociedade graças ao trabalho da Aliança Internacional das Mulheres do Café. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ