Bom dia!
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado no caso do tríplex do Guarujá, tem alguns motivos para comemorar.
O primeiro deles gira em torno da candidatura de Lula à Presidência da República em 2018. Em larga medida, a viabilidade da candidatura dependerá das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, em setembro, a corte passará a ser presidida pelo ministro Dias Toffoli, que, como nos lembra Kelly Kadanus:
A ligação de Toffoli com o PT é antiga e já gerou muita polêmica em sua atuação no STF. (...) O ministro foi indicado justamente por Lula, em 2009. Antes de ser ministro, Toffoli atuou como advogado do PT e do ex-ministro José Dirceu. Também atuou como assessor da liderança do PT na Câmara dos Deputados e atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e advogado-geral da União no governo Lula.
E a equipe de advogados encarregada da defesa de Lula está reforçada com a participação do criminalista Sepúlveda Pertence, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.
Outro motivo de comemoração é que a Polícia Federal devolveu ontem o passaporte do ex-presidente em cumprimento de decisão do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1).
Por fim, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) arquitetou uma “pegadinha” em favor de Lula. A central sindical anunciou greve geral para 19 de fevereiro em defesa do ex-presidente, mesmo dia em que estão agendadas paralisações contra a reforma da Previdência. Os trabalhadores pararão or Lula ou por causa das mudanças na aposentadoria?
Nem tudo são flores. Quebrando o suspense que havia em torno da questão, em julgamento na primeira turma do STF, o ministro Alexandre de Moraes, manifestou sua posição favorável ao cumprimento da pena após a sentença de segunda instância, seguindo o entendimento firmado pelo pleno do Supremo e mantendo a posição do seu antecessor, o ex-ministro Teori Zavascki.
Reforma da Previdência
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) “explicou” a dificuldade que a Reforma da Previdência está encontrando para ser aprovada. Muitos deputados honestos temeriam votar favoravelmente ao projeto e serem chamados de “corruptos”.
Dando relevo aos medos do presidente da Câmara, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), de ficar com o rótulo de mau articulador, o Editorial da Gazeta do Povo frisa que a responsabilidade que está sobre os ombros dos parlamentares não deve deixar espaço para as preocupações de ordem pessoal ou, como não podia ser pior, para as pretensões eleitoreiras:
Que deputados em geral, e o presidente da Câmara em particular, estejam mais preocupados com suas pretensões eleitorais que com as reais necessidades do país é muito mau sinal. A situação da Previdência, que hoje já é a maior rubrica do orçamento federal, é catastrófica, com déficits bilionários em sequência. A reforma, ainda que já tenha ficado longe da ideal após tantas alterações, pode atenuar o estrago e abrir espaço para novas mudanças no futuro, especialmente aquelas que desafiem as pressões corporativistas de setores do funcionalismo público. Os deputados precisam estar conscientes de sua responsabilidade neste momento.
Eleições de 2018
“Um perfil que conjugue vivência com coragem”. Foi assim que o senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) confirmou ontem a sua intenção de entrar na disputa pelo Palácio do Planalto.
Em paz com a decisão
Motivado pelo apelo da família e pelo “constrangimento”, o juiz do Maranhão Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula optou por só receber seu salário bruto desde novembro do ano passado. Agora ele pretende devolver os benefícios por ele recebidos até outubro de 2017. Em entrevista à Gazeta do Povo, ele disse estar “em paz” com a decisão.
E Evandro Éboli responde a pergunta: Que fim levou o projeto que pretendia acabar com supersalários no serviço público?
Não pode criticar, não
A Justiça do Trabalho concedeu uma liminar que manteve a demissão do sociólogo e pesquisador da Embrapa Zander Navarro. O pesquisador e a empresa estatal travam uma briga de recursos judiciais desde que ele foi demitido após críticas no artigo “Por favor, Embrapa: acorde!”.
Aumentando a família 737 MAX
A Boeing anunciou seu novo avião, o 737 MAX 7. Maior autonomia de voo e versatilidade são algumas das qualidades da nova aposta da multinacional norte-americana. Confira as fotos e vídeos da divulgação.
Plástico de manga
Pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) desenvolveram uma tecnologia que transforma o caroço de manga em plástico.
Confirmando a tendência
Na última segunda-feira, a Justiça Federal suspendeu a liminar que impedia a exportação de animais vivos pelos portos brasileiros.
Expedição Safra 2017/18
Na sua 30ª edição, o Show Rural, em Cascavel (PR), deve movimentar R$ 1,5 bilhão em negócios.
Balança mas...
Em queda de braço com o seu vice e envolvido em escândalos de corrupção, Jacob Zuma, presidente da África do Sul, enfrenta a pressão de partidos, inclusive o seu, pela sua renúncia.
Patrimônio imaterial à mesa
O virado à paulista acabou de ser oficialmente reconhecido como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. O Bom Gourmet conta a história desse prato que tem origem no século XVI.
“Laranja madura, na beira da estrada”
Ministro tampão
Com dificuldades para indicar alguém para a “sua” vaga no Ministério do Trabalho, o PTB já cogita o nome do deputado federal panaense Alex Canziani.
Cauteloso...
O governador Beto Richa (PSDB) afirmou que ainda não decidiu sobre o seu futuro político – se renuncia ou não ao governo para concorrer ao Senado Federal, abrindo espaço para a candidatura da vice-governadora Cida Borghetti (PP) – e que a evolução da operação Quadro Negro não o preocupa.
Querendo decidir. A vice-governadora declarou para um jornal de Ponta Grossa que poderia chegar a um acordo com Ratinho Jr. (PSD). Cida e Ratinho são os dois pré-candidatos ao Palácio Iguaçu que dividem o grupo que elegeu Beto Richa.
Banco “antimendigo”
A Gazeta do Povo ouviu moradores do condomínio responsável pela instalação de placas com peças pontiagudas em banco na Travessa Nestor de Castro, no Centro de Curitiba. Medida teria sido tomada para diminuir o tráfico e consumo de drogas nas imediações.
Para quem está chegando
Confira as dez dicas para estudantes universitários que desejam alugar um imóvel em Curitiba.
World Butchers Challenge
100% nostalgia
O Guia Gazeta do Povo fez uma lista de eventos que vão te levar para os anos 1990.
Um bom dia a todos!
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo