Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Aras se aproxima de Lula

Cresce disputa por CPMI do 8 de janeiro. PL das fake news mobiliza deputados. Governo ataca incentivos fiscais

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), será decisivo na composição da CPMI do 8 de janeiro. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Prevista para ser instalada na próxima quarta-feira (26), a CPMI que deve investigar os atos de vandalismo de 8 de janeiro já se tornou palco de disputa entre governo e oposição. A comissão será formada por 16 senadores e 16 deputados. Se no Senado a probabilidade é de ter maioria governista, na Câmara tudo depende das negociações com o grupo do presidente da Casa, Arthur Lira. Entenda como está a disputa.

Novas imagens. Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, foram divulgadas novas imagens da invasão ao Congresso. Saiba o que elas revelam.

PL das fake news. Também para quarta é esperada a votação do requerimento de urgência do PL das fake news. Grupos políticos medem forças em torno do projeto.

Política, Economia e Mundo

Crescimento abaixo do esperado. Dados do FMI mostram que o Brasil caiu no ranking do crescimento econômico em 2022. O ministro Fernando Haddad promete abrir a “caixa-preta” das renúncias tributárias.

Aras se aproxima de Lula. Prestes a encerrar seu segundo mandato, o procurador-geral da República, Augusto Aras, tem buscado se aproximar do governo do presidente Lula.

Giro pelo mundo. Representantes da Rússia e dos EUA trocaram acusações no Conselho de Segurança da ONU. Entenda como o presidente colombiano Gustavo Petro passou de desafeto a defensor de Nicolás Maduro.

Opinião da Gazeta

Arcabouço troca responsabilidade pela impunidade. A nova regra fiscal garante uma licença para gastar com a garantia de que não haverá culpado se nada der certo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Se não há mais punição, também não há estímulo para que o governante – tanto Lula quanto aqueles que vierem a sucedê-lo pelo período em que esta norma vigorar, caso aprovada – tenha o mínimo de responsabilidade para com o dinheiro tomado do contribuinte.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

ONU promove o sexo com crianças. Um relatório divulgado em março pela ONU diz que menores de idade podem consentir no sexo e que esse é um direito humano. Saiba mais no artigo de Jarrett Stepman.

Deltan Dallagnol alerta: o Brasil será amordaçado.

Para inspirar

Inteligência artificial na indústria. Mais eficiência, menos desperdício e menores custos. Esses são alguns dos benefícios que a inteligência artificial pode trazer para a indústria da moagem do trigo no Brasil.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.