Propaganda eleitoral no rádio e TV começa nesta sexta-feira (26).| Foto: Agência Brasil
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Começa nesta sexta-feira (26) um dos elementos mais tradicionais do período eleitoral brasileiro: a propaganda no rádio e na televisão. Neste ano, os programas serão exibidos até 29 de setembro, no primeiro turno, e de 7 a 28 de outubro, no segundo turno. Em um país cada vez mais pautado na internet, será que o horário eleitoral ainda tem relevância para a disputa? Confira o que pensam candidatos e especialistas sobre o assunto.

Publicidade

Ação contra empresários. Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o empresário Luciano Hang teve o perfil no Twitter e o canal no YouTube bloqueados. A operação contra empresários estimulou a convocação para atos do 7 de setembro.

Invasão de competência. Há mais de uma década o Supremo Tribunal Federal convive com acusações de ativismo judicial, mas nunca de forma tão acentuada como se vê nos dias atuais. Listamos cinco decisões recentes que invadiram a competência dos demais poderes.

Opinião da Gazeta

Reação contra o autoritarismo. Entidades empresariais, o ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello e Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência. O que essas pessoas ou entidades da sociedade civil organizada têm em comum? Perceberam o enorme perigo causado pela operação policial ordenada por Alexandre de Moraes contra oito empresários que tiveram conversas em um grupo privado de WhatsApp publicadas na imprensa. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Foi preciso que Moraes avançasse ainda mais sobre as liberdades individuais, trazendo para o Brasil de 2022 os ecos da União Soviética stalinista ou da defunta Alemanha Oriental – que com sua eficientíssima Stasi era capaz de identificar “inimigos do Estado” por meio de suas conversas privadas –, para que mais brasileiros percebessem que estamos às portas de um autoritarismo velado.

Leia o editorial na íntegra

Publicidade

Política, Economia e Mundo

Lula no JN. Em entrevista ao Jornal Nacional, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não se deve ter ódio na política e que pôr rancor na urna “não dá certo”. Veja como foi a entrevista.

Efeito Auxílio Brasil. O aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, válido até dezembro, já começou a surtir efeito positivo na candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Veja como a PEC dos Benefícios pode reverter votos.

Giro pelo mundo. Nos Estados Unidos, uma mulher de 80 anos foi banida de uma piscina por questionar a presença uma mulher transgênero no banheiro feminino. Com a aproximação entre Rússia e Coreia do Norte, a China vislumbra uma retomada estratégica com o país vizinho.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O que mais você precisa saber hoje

Resolução. TSE define que eleitor deve deixar celular com o mesário antes de votar; PM poderá ser acionada

Publicidade

Internet. “Deepfake” deve invadir campanha eleitoral: entenda como funcionam os vídeos manipulados

Covid-19. Sim, houve lockdown no Brasil. E não ajudou a conter a pandemia

MPF. Médicos de pesquisa com proxalutamida são alvo de operação da PF de busca e apreensão

Colunas e artigos

Um feito inédito no entretenimento. Com o fim de semana chegando, uma boa dica no streaming é a série “Better Call Saul”, derivada do sucesso “Breaking Bad”. Philip Klein explica por que seu criador conseguiu algo que ninguém jamais fez no universo das séries.

J.R. Guzzo mostra que, graças a Alexandre de Moraes, a justiça brasileira é igual à de republiquetas.

Publicidade

Leonardo Coutinho observa como Lula fala em “diplomacia ativa e altiva”, mas colocou o petismo à frente dos interesses do Brasil.

Para inspirar

Um salto de produtividade no campo. Após dois anos de ensaios e provas no campo, um estudo liderado por uma cientista brasileira abre a possibilidade de dar um salto de produtividade nas plantações. A pesquisa de uma nova soja geneticamente modificada indica um aumento de até 33% na produtividade.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]