Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Brasil “inova” na regulação de redes

Congresso quer turbinar conta de luz. PEC sobre militares divide governo. Conselho tenta votar facilitação do aborto

Senado
Proposta estabelece regras para a comercialização de créditos de carbono, principalmente de grandes emissores. (Foto: Jonas Pereira/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado pode votar nesta terça (2) o projeto que define o marco legal para exploração de energia dos ventos em alto-mar. Acontece que a proposta não trata apenas desse tipo de energia e, graças a emendas de deputados, pode levar a um grande aumento na conta de luz dos brasileiros. Entenda os motivos.

Emendas liberadas. Após o ministro Flávio Dino liberar com ressalvas o pagamento de emendas parlamentares bloqueadas desde agosto, o plenário do STF ratificou a decisão.

Regulação das redes. Se o STF decidir se antecipar ao Congresso na regulação das redes sociais, o Brasil pode se tornar um caso único no mundo, superando até regimes autoritários.

Política, Economia e Mundo

Aborto em crianças e adolescentes. O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente tentou votar a resolução que facilita o aborto em crianças e adolescentes, mas não obteve sucesso.

Governo e militares: um novo round. Avançar ou não com a PEC que dificulta candidaturas políticas de militares? Parte da base governista quer, mas ministros temem um novo desgaste com as Forças Armadas.

Giro pelo mundo. Donald Trump prometeu usar toda força dos EUA no Oriente Médio caso o Hamas não liberte reféns. O perdão de Joe Biden ao filho cria um precedente na Justiça americana.

Opinião da Gazeta

Uma PEC para garantir o direito à vida do nascituro. Uma alteração tão simples quanto poderosa em defesa da vida humana passou pela CCJ da Câmara dos Deputados na semana passada. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Compreende-se a revolta do abortismo, já que explicitar na Constituição a proteção da vida nascente fecharia todas as portas a quaisquer tentativas de legalização ou descriminalização.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

O discurso único nas universidades. A universidade pública brasileira deveria ser um lugar de debate, de confronto de ideias, de discordâncias civilizadas. Mas não é, como analisa o artigo de Mayalu Felix.

Para inspirar e alegrar

Cooperativas de crédito ganham o país. Enquanto bancos reduzem a presença nas cidades, as cooperativas de crédito fazem o movimento inverso. Com 18 milhões de associados, o sistema brasileiro ganhou relevância mundial.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.