Bom dia!
A pressão sobre a Mesa da Câmara está grande para colocar em votação um aumento para os parlamentares. Se os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) passaram a ganhar R$ 39,3 mil, por que não os congressista, não é mesmo? “É até justo”, declarou o deputado Fernando Giacobo (PR-PR), primeiro-secretário da Câmara. Outra parte do pacotão já está aprovada e agora depende só da sanção do presidente Michel Temer (MDB): a Câmara afrouxou a Lei de Responsabilidade Fiscal para os municípios, permitindo que as prefeituras ultrapassem o limite de gastos com pessoal sem sofrer punições. Só o PSDB e o PSL orientaram a bancada a votar contra.
Afinidades
Falando nisso, dois meses é o tempo que falta para o Congresso eleito começar a trabalhar. Isso é quase uma eternidade em Brasília, mas a dança da governabilidade avança: cada vez mais tucanos se aproximam do governo eleito de Jair Bolsonaro (PSL) – e o partido espera a tomada de poder pelo grupo de João Doria, governador eleito de São Paulo –, mas o PSDB faz parte de um grupo de 15 partidos que se articula para formar um blocão na Câmara e isolar as duas maiores siglas da próxima legislatura: PT e PSL.
Questões ministeriais
Em reação à primeira entrevista de Magno Malta (PR-ES) depois que foi preterido no Ministério, o presidente eleito explicou por que não chamou o aliado para o primeiro escalão. E o vice eleito, general Hamilton Mourão (PRTB), sentenciou sobre outro aliado: Onyx Lorezoni (DEM-RS), futuro ministro-chefe da Casa Civil, terá de deixar o governo se forem comprovadas ilegalidades na conduta do aliado pela investigação para analisar as acusações de caixa 2 feitas por delatores da J&F a Onyx e mais 9 parlamentares.
Tudo bem?
Uma nova pesquisa do IBGE apontou que, mesmo com fim da recessão, a pobreza cresceu no Brasil entre 2016 e 2017: um a cada quatro brasileiros está abaixo da linha na pobreza. Para completar, outro estudo mostra que só 3% dos benefícios da Previdência Social são pagos aos mais pobres, enquanto 41% dos benefícios são pagos aos 20% mais ricos da população. Não precisa reformar a previdência, eles dizem...
Canhotos
A esquerda está perdendo espaço no mundo todo e agora quer se reunir em uma “Internacional Progressista”, à qual o PT se aliou. Até o senador americano Bernie Sanders, derrotado nas primárias democratas por Hillary Clinton, faz parte do movimento. No Brasil, porém, o PT ainda bate muita cabeça. Sob a batuta deste que vos escreve, o Podcast República desta semana discute o futuro da esquerda e da oposição no país. Aproveite os afazeres matinais para escutar.
Vergonha é pouco
O país assistiu revoltado à reação do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), chamando a Polícia Federal para tirar do avião um advogado que, muito calmo, disse a ele que o STF era uma vergonha. A Polícia Federal (PF) agora vai apurar se houve crime. A advogada Janaina Paschoal, eleita deputada estadual em São Paulo pelo PSL com a maior votação da história, manifestou-se no Twitter dizendo que não há crime e solidarizando-se com o advogado. No editorial de hoje (6), a Gazeta do Povo comenta o caso – e é bem clara:
Uma página das mais lamentáveis da história da magistratura brasileira foi escrita nesta terça-feira, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski ameaçou de prisão, dentro de um avião, um advogado que fez críticas à corte suprema.
O editorial prossegue, analisando a conduta do ministro, que foi sumamente arbitrária, senão mesmo um crime, este sim, que deveria ser investigado pela Polícia Federal, e conclui:
Os brasileiros não lutaram contra o arbítrio por décadas para que, agora, um ministro do Supremo Tribunal Federal, pelo simples fato de ter se incomodado com críticas dirigidas à instituição de que faz parte, se ache no direito de cassar a liberdade de expressão e mandar prender um cidadão sem motivo. A responsabilidade de Lewandowski é tanto maior quanto é a dignidade de seu cargo.
Futebol
Em um jogo em que os donos da casa perderam um pênalti, o Atlético-PR segurou a pressão em Barraquillas e garantiu um empate por 1 a 1. Na quarta-feira que vem (12), a finalíssima da Copa Sul-Americana é aqui no Brasil, na Arena da Baixada, em Curitiba.
De encher os olhos
Leve os filhos para ver. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “O Natal é uma época mágica, e parte desta magia resulta do empenho das pessoas em decorar e compartilhar com a vizinhança suas produções para a data. Listamos 11 instaladas no Brasil e no mundo que são de encher os olhos. Confira!”
Tendência
Você já fez? Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Desde 2009, o número de cirurgias plásticas entre homens no Brasil quadruplicou — os dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e reforçam uma realidade crescente nos consultórios médicos.”
Inspiração
De Curitiba para o Brasil. Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Uma imagem singela tem comovido os internautas: um policial militar percebeu que uma idosa passava mal em Curitiba e precisava de ajuda. Ele deu o braço para ela, caminhou com a idosa até a residência dela, carregou as sacolas e ainda ouviu alguns conselhos. Confira a história!”
Volta ao mundo em 1 minuto
Presidentes que não querem deixar o poder. Helen Mendes (Mundo) escreve:
“No caminho da Venezuela? Uma convulsão social toma conta da Nicarágua desde abril. Muitos analistas imaginaram que esse seria o fim da era Daniel Ortega, no entanto, o presidente e sua esposa, que também é sua vice, usam o seu poder político e autoritarismo para se manter à frente do país. Vandré Kramer e Isabella Mayer de Moura explicam a situação.
Rumo a 19 anos no poder. A justiça eleitoral da Bolívia autorizou a candidatura do presidente Evo Morales e do seu vice, Álvaro Garcia, para as eleições que serão realizadas em outubro de 2019. Eles disputarão o quarto mandato consecutivo.
Novos amigos. O presidente russo Vladimir Putin está cultivando relacionamentos em todo o Oriente Médio, até mesmo entre os aliados dos EUA. A Rússia está de volta ao jogo do domínio na região com a figura central de Putin, cuja imagem de homem forte agrada os governantes autoritários. Ele já foi considerado até o ‘psicanalista da região’.”
Imagem do dia:
Paraná
Sobe a luz, sobe o ônibus. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve:
“Apaga tudo. A Copel indica a produtores rurais o fim da tarifa rural noturna, benefício que reduz em 60% a conta de luz entre 21h30 e 6h, e deixa o setor alarmado. Após apelos de entidades e do governo do Paraná, a empresa promete discutir a prorrogação da medida, que inicialmente se encerra no próximo dia 31.
De olho. O jornalista João Frey mostra que Ratinho Junior deve ter a responsabilidade de escolher um novo presidente para a Itaipu, embora a premissa seja do presidente da República. O governador eleito deve indicar seu eleito, possivelmente um militar, e Jair Bolsonaro o nomearia. O blog traz ainda o caso do deputado estadual que promete ir à Justiça contra a Assembleia estadual para que o Escola sem Partido seja votado ainda em 2018. Entenda.
Sobe, sobe. Desta vez, será inevitável. Se em 2018 o prefeito Rafael Greca (PMN) conseguiu segurar a passagem de ônibus em R$ 4,25, para 2019 ele já adiantou que o reajuste será inevitável. O preço deverá subir em fevereiro, mês da data-base dos funcionários do transporte coletivo. Segundo Greca, não há como manter o valor atual enquanto os insumos do sistema, como o diesel, continuam subindo.
Curitiba
Um baita gol da UFPR e várias oportunidades na PUCPR. Confira a seleção dos nossos editores:
Boa! Fernanda Leitóles (Curitiba) informa: “Um professor da UFPR integrou uma pesquisa internacional que redefiniu a unidade de temperatura kelvin. ‘A teoria do salto da temperatura foi desenvolvida também em outras universidades do mundo afora, mas os resultados obtidos na UFPR são mais avançados e mais completos’, disse o professor Sharipov.
Hey, Jude. Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “Exatamente 25 anos depois de prometer que voltaria à cidade, começam as vendas dos ingressos para ver Paul McCartney em Curitiba. O mega show está marcado para 30 de março no Couto Pereira. Fizemos um roteiro para facilitar a compra do seu ingresso!”
Mate a fome. Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Duas novas vilas gastronômicas abriram no Centro e em Santa Felicidade. Veja o que comer por lá!”
Jingle bells. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Elencamos passeios de Natal imperdíveis para fazer pertinho de Curitiba. Tem Papai Noel, claro, desfile temático e apresentação de Blues.”
Oportunidade. Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Mais uma oportunidade para quem quer fazer um curso superior em 2019. A Pontifícia Universidade do Paraná (PUCPR) oferece 40 bolsas de estudos de até 100% de desconto. Elas são válidas para 120 cursos da instituição. Confira como participar!”
Um ótimo dia a todos!