Para começar este resumo de notícias. A quarta-feira (29) começa com mais um reajuste nos combustíveis. Dessa vez, a alta é de 8.9% no preço do diesel, conforme anunciado pela Petrobras. Para os importadores, ainda é pouco para recuperar a defasagem. A situação fez o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticar a Petrobras nas redes sociais. “O Brasil não pode tolerar gasolina a quase R$ 7 e o gás a R$ 120”, disse Lira, que prometeu estudar mudanças no ICMS dos combustíveis.
Eleições 2022. Com vistas à disputa de 2022, a Executiva Nacional do PSL oficializou as conversas sobre uma possível fusão com o DEM. Rodolfo Costa diz o que é possível esperar dessas negociações. No PSDB, quem ameaça os planos do governador de São Paulo, João Doria, é Geraldo Alckmin. Entenda por quê.
Orçamento. No governo, o ano de eleições presidenciais será um dos mais desafiadores para a gestão orçamentária. Saiba quais ministérios terão mais verba em 2022 e quais vão perder recursos.
Política, Economia e Utilidade pública
Terceira dose. O governo federal irá ampliar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. Vão receber a dose de reforço os idosos acima de 60 anos, conforme anunciou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Números da pandemia. O Brasil registrou mais 793 mortes por Covid-19 e 15.395 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.381.790 diagnósticos positivos e 595.446 óbitos. Quanto à vacinação, foram imunizados 145.267.222 com a primeira dose e 87.994.741 com a segunda.
CPI da Covid. A CPI da Covid tem um novo alvo para suas últimas semanas: a influência do Ministério da Economia nos números da pandemia. Em depoimento, a advogada Bruna Morato vinculou a pasta ao chamado “gabinete paralelo”. O ministro Paulo Guedes pode vir a ser convocado.
Giro pelo mundo. O Reino Unido enfrenta uma crise de combustíveis que desabasteceu postos, causa filas e preços altos. Deputados do Chile aprovaram um projeto para descriminalizar o aborto. Um relatório aponta que funcionários da OMS cometeram abuso sexual durante ações na África.
Nossa visão
Lei de Improbidade. Nesta quarta-feira (29), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve votar o parecer do senador Weverton Rocha (PDT-MA) ao projeto que muda a Lei de Improbidade Administrativa. Se não houver boas mudanças de última hora, e se a CCJ aprovar o parecer, segue aberto o caminho para o Congresso Nacional dar sinalização diametralmente oposta ao endurecimento do combate à ladroagem. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Se eliminar formulações abertas demais que deem margem a subjetivismos é uma alteração bem-vinda, o projeto que veio da Câmara e está no Senado vai muito além disso. O texto promove inúmeros retrocessos que dificultarão demais a responsabilização por irregularidades reais, a começar pela exigência de comprovação do dolo na configuração da improbidade, isentando até mesmo gestores que cometam erros culposos, mas decorrentes de evidente negligência, imprudência ou imperícia.
O que mais você precisa saber hoje
Projeto no Senado. Especialistas criticam mudanças na Lei de Improbidade: “inviabilizam o combate à corrupção”
Inquérito do 7 de setembro. Redes sociais veem censura do STF contra apoiadores de Bolsonaro; entenda por quê
Streaming. Brasil Paralelo entra em nova fase e quer disputar mercado com Netflix
Mundo. Racionamento de energia na China fecha fábricas e gera temores de desabastecimento global
Colunas e artigos
Capitão América. Um herói que desde o berço teve o anseio de representar a nação que em pouco tempo se tornaria a mais poderosa do mundo: esse é o Capitão América. Mas será que ele ainda representa os Estados Unidos? Esse é o tema da mais recente edição do podcast Ideias.
Thaméa Danelon explica quais as possíveis consequências do relatório final da CPI da Covid.
Leda Nagle entrevista a influenciadora Antonia Fontenelle, atacada por apoiar o presidente Jair Bolsonaro.
O podcast 15 Minutos debate o possível desembarque de parlamentares do Centrão do governo.
Para inspirar
Brinquedos sensoriais. Uma novidade tem feito sucesso entre as crianças e conquistado também os pais. São os brinquedos sensoriais como o Push Pop It. Mas, além de entreter, será que esses brinquedos também ajudam a aliviar o estresse? Saiba na reportagem de Raquel Derevecki. Tenha um ótimo dia!
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares