Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Presos venezuelanos cobram apoio da ONU

Congresso reelege Pacheco e Lira. STF promete punição a vândalos. BC mantém taxa de juros

Candidato do governo, Rodrigo Pacheco foi reeleito presidente do Senado. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Com 49 votos, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado. Em uma disputa acirrada ele derrotou Rogério Marinho (PL-RN), que recebeu 32 votos. Eduardo Girão, que concorria de forma independente, retirou sua candidatura pouco antes da votação para apoiar Marinho. O resultado foi comemorado pelo governo, que apoiava Pacheco. Veja quais são os desafios do presidente.

Governista ou de oposição? As eleições de 2022 criaram uma nova relação de forças no Congresso. Saiba se a nova legislatura será mais governista ou de oposição.

Vitória recorde. Na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito com 464 votos, um número recorde. Veja o que se espera do novo mandato.

Política, Economia e Mundo

STF responde a ataques. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, chamou o ataque de 8 de janeiro de “golpista” e prometeu punições. Alexandre de Moraes afirmou que autoridades coniventes serão responsabilizadas.

Taxa de juros. Confirmando as expectativas, o Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central decidiu pela manutenção da taxa de juros em 13,75%.

Giro pelo mundo. Familiares de presos políticos da Venezuela estão pedindo mais apoio da ONU. E entenda o que realmente está acontecendo na Faixa de Gaza.

Opinião da Gazeta

Um penduricalho institucionalizado para o MP. Uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) permitirá que procuradores da República recebam mensalmente até R$ 11 mil a mais em seus salários. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Oferecer uma gratificação para quem acumula mais processos é uma forma de premiar e estimular a manutenção de um comportamento nocivo, a falta de celeridade ou mesmo de empenho, no desempenho da função de procurador.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

O caso dos yanomamis. Cristina Graeml conversou com Romel Guzamana, deputado venezuelano que afirmou que os índios desnutridos em território brasileiro são da Venezuela.

Em sua coluna de estreia, Marcel van Hattem fala do papel de oposição inerente à imprensa.

Daniel Lopez apresenta a primeira boa notícia do ano.

Para inspirar

As diferenças entre os vinhos. Além das variedades de uvas, o mundo dos vinhos tem hoje os naturais, veganos e biodinâmicos. Entenda as diferenças entre eles.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.