Bom dia!
Michel Temer confiará ao Congresso a modelagem da privatização da Eletrobras. Um acordo com Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez o presidente desistir da medida provisória e optar por um projeto de lei, a ser enviado ainda esta semana à Câmara, com garantia de ser votado em regime de urgência.
O novo plano causa arrepios no Ministério de Minas e Energia, que via na MP a garantia de privatizar o necessário na empresa, sem se submeter à roleta-russa política dos parlamentares.
Agora, corre-se o risco de repetir o desmanche da medida provisória que congelava os salários do funcionalismo até 2019. Mais de duzentas emendas foram apresentadas, com a retirada de quase 20 categorias inteiras do projeto. Fruto da pressão das bases sobre os parlamentares.
Sem a mesma for forte de antes diante do Congresso, Temer já admite que não conseguirá emplacar a reforma da Previdência. Não tem voto suficiente para aprová-la nem capital político para melhorar o cenário. Assim, só lhe resta deixar o Parlamento trabalhar e recolher medidas provisórias - caso da que recriaria o imposto sindical obrigatório.
O Planalto assistirá a uma distância segura a entrada em vigor da reforma trabalhista, no próximo dia 11. A reação do mercado ditará o ritmo de mudanças na legislação. A grande dúvida, contudo, é sobre como a Justiça do Trabalho agirá. O movimento de juízes e procuradores contra a lei ameaça exatamente um dos pontos que a reforma pretendia pacificar, a insegurança jurídica, como relata Fernanda Trisotto.
Com tamanhas nuances políticas e ideológicas, não surpreende que o capitalismo brasileiro seja tão claudicante. Aliás, diz Ricardo Amorim, nem é possível dizer que há capitalismo no Brasil. Você concorda?
República de Porto Alegre
O TRF-4 dará a sentença que deixará Lula fora ou dentro da disputa eleitoral de 2018. Kelli Kadanus ouviu Pedro Fernando Nery, economista que analisou 95 decisões da turma responsável pelo recurso e concluiu: Lula deve receber uma pena mais dura ainda que os 9 anos meio de prisão determinados por Sergio Moro.
O massacre do Texas
Devin Patrick Kelley acumulava um histórico de cinco anos de problemas legais antes de matar 26 pessoas em uma igreja de Sutherland Springs, no Texas. No início da lista está uma condenação por agressão à mulher e ao filho, que lhe rendeu a expulsão do Força Aérea americana. Também há a compra ilegal da arma usada no crime.
Kelley estava atrás dos sogros quando invadiu a igreja e abriu fogo. Os sogros não estavam no culto. Estavam lá os Holcombe, família assídua da Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs. Oito membros da família - três gerações - morreram no massacre.
A carnificina só não foi maior graças a Johnnie Langendorff. Ele passava de caminhonete na frente da igreja, ouviu os disparos e parou. Trocou tiros com Kelley e o perseguiu até encontrá-lo já sem vida, caído com o carro em uma vala a 15 quilômetros da Igreja.
Armas no campo
A CCJ do Senado deve retomar amanhã a discussão para facilitar a compra e porte de armas no campo. Se for aprovado, o projeto segue para votação na Câmara. Na prática, seria a primeira significativa alteração no Estatuto do Desarmamento.
Cielito lindo
Como uma economia três vezes menor que a brasileira pode exportar o dobro? A resposta está na facilidade com que o país assina acordos de livre comércio. O México é o país com maior número de acordos deste tipo: são 45, negociando com 60% do PIB mundial, explica a colunista de Agro, Tatiana Palermo.
Lembrar, não comemorar
A Revolução Russa completa 100 anos hoje. No editorial da Gazeta do Povo, explicamos por que é uma data importante da história contemporânea, a ser lembrada, jamais comemorada.
Que o socialismo e o comunismo não tenham o mesmo tratamento dado ao outro grande regime totalitário do século passado, o nazifascismo, mesmo que aqueles tenham sido bem mais mortíferos que este, é uma das grandes falhas do nosso tempo.
Se ainda há dúvida sobre como tratar a data, Maurício Brum cita 17 crimes contra a humanidade cometidos pela antiga União Soviética.
É este legado que embala o ideario do PCdoB, partido que lançou Manuela D’Ávila como pré-candidata a presidente. O escritor Gustavo Nogy estreia seu blog dizendo que Manuela representa a vanguarda do atraso ideológico.
Conquistou o Vale pelo estômago
Naiady Piva narra a trajetória de Silvia Curioni. Formada na UEM, a programadora está em sua segunda jornada no Vale do Silício. Na primeira, ela e o marido criaram o aplicativo de culinária mais popular dos Estados Unidos. Agora, a nova startup do casal reúne projetos de pessoas do mundo todo em um só aplicativo.
Currículo impecável
O Brasil é o terceiro país em número de usuários do LinkedIn. A plataforma virou o ponto de contato mais comum entre empregadores e futuros empregados, portanto siga essa lista com nove dicas para manter seu perfil atualizado e atraente.
O fantasma Dilma
Osmar Dias passará a campanha toda a governador do Paraná tendo de explicar o cargo que ocupou no governo Dilma. Rogerio Galindo mostra que Osmar já tem uma resposta pronta: nivelar a corrupção petista a de PMDB e, especialmente, PSDB, para atacar os adversários Ratinho Jr. e Cida Borghetti.
Depois eleito...
Quatro dos 16 veradores de Curitiba que pediram pagamento retroativo de 13º salário mudaram de ideia sobre o assunto após eleitos. João Frey cruzou a lista de signatários do requerimento com a opinião dos vereadores sobre o tema ao Guia dos Candidatos da Gazeta do Povo.
Decisão em Pelotas
O Paraná visita o Brasil de Pelotas, hoje, às 20h30, precisando vencer para se manter no G-4 da Série B. Confira a matemática do acesso ao Brasileirão.
O Príncipe das Trevas vem aí
Ozzy Osbourne virá pela terceira vez a Curitiba. O show ocorrerá dia 16 de maio, provavelmente na Pedreira.
Ótima notícia para os roqueiros curitibanos ainda extasiados pelo épico show do Green Day. Bruna Covacci diz por que o show da banda de punk rock foi um dos melhores de todos os tempos em Curitiba. (assino embaixo)
Tem gosto para tudo
Ouvir acordes em alto e bom som (mais alto do que bom) pode voltar a ser comum pelas ruas brasileiras. Tramita na Câmara a revogação da proibição a sons automotivos que possam ser ouvidos de fora do veículo, o famigerado pancadão.
Aí é sódio
Há um jeito ideal de lavar alimentos e é com bicarbonato de sódio. Estudo do Journal of Agricultural and Food Chemistry indica que a substância é mais eficaz para remover resíduos, micro-organismos e agrotóxicos.
Com carinho
Júlia Rohden percorreu sebos de Curitiba para ver como as dedicatórias contam histórias por trás dos livros. Invariavelmente, demonstrações de carinho e apreço para criar uma atmosfera íntima de leitura.
Viagem saborosa no tempo
Francisco Escorsim nos conta como Stranger Things dá forma à inocência restaurada que nos faz voltar a ser criança. É o melhor texto que você lerá sobre a série. Vai por mim.
Ingresso agora comprar
Começou a pré-venda para a pré-estreia de Star Wars - Os Últimos Jedi. O filme entra em cartaz no dia 13 de dezembro, mas, claro, melhor garantir já seu ingresso. Em várias salas tem desconto para o Clube Gazeta do Povo. E que a força esteja com vocês nesta terça-feira...