Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Os riscos da nova política antimanicomial

Contra PECs, STF cogita medida extrema. Plano do governo reduz prisões. Fuga de venezuelanos volta a crescer

Nunes Marques vota contra leis que favorecem CACs
Ministro Nunes Marques decidirá se manda Congresso paralisar PECs anti-STF. (Foto: Nelson Jr./STF)

14 concordam

  • Ícone de reações Concordo
  • Ícone de reações Concordo parcialmente
  • Ícone de reações Penso diferente

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Está nas mãos do ministro Nunes Marques a possibilidade de mandar o Congresso paralisar a tramitação de PECs que, se aprovadas, limitariam o poder do STF. Ações foram apresentadas por parlamentares sob alegação de que a tramitação das propostas é irregular. Paralisá-las por determinação do tribunal seria uma medida extrema e raramente adotada.

Quebra de sigilo no Google. Alexandre de Moraes votou a favor da possibilidade de quebrar sigilos com base em buscas do Google com o objetivo de investigar crimes.

Fim dos manicômios. Ainda no STF, o tribunal julga uma ação pelo fim dos manicômios judiciários. Entenda por que isso pode aumentar a violência e desumanizar tratamentos.

Política, Economia e Mundo

Criminosos fora das prisões. Caberá ao STF decidir sobre o plano do governo para melhorar as condições das penitenciárias. Entre as medidas previstas está evitar que criminosos fiquem presos por crimes sem violência.

Giro pelo mundo. O governo de Israel criticou o presidente francês, Emmanuel Macron, por vetar o país em uma feira de defesa naval. Na Venezuela, voltou a crescer o número de pessoas tentando fugir do país.

Opinião da Gazeta

STF imita ditadura militar ao perseguir Marcel van Hattem. Assim como tantas outras garantias e liberdades democráticas, o STF se encarregou de abolir essa imunidade parlamentar. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A forma como o STF vem conduzindo seus inquéritos é assunto de interesse público (talvez o principal entre todos os assuntos de interesse público que constam na ordem do dia deste país), e criticá-la é algo que faz parte do trabalho de qualquer congressista.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

A distorção da democracia. Artigo do jornalista e escritor Christophe Geffroy analisa como a França distorce a democracia e vê a elite socialista desprezar a população que “vota mal”.

Paulo Briguet agradece: obrigado, Olavo de Carvalho!

Guilherme Fiuza pergunta: Marçal, Malafaia ou Bolsonaro?

Para inspirar e alegrar

Lições da Bíblia sobre o silêncio. Pastor e teólogo, Diego Menin lançou um livro que usa citações bíblicas para exaltar a prática da quietude. Confira algumas lições da obra para cultivar o silêncio e medir as palavras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.