• Carregando...
Nunes Marques vota contra leis que favorecem CACs
Ministro Nunes Marques decidirá se manda Congresso paralisar PECs anti-STF.| Foto: Nelson Jr./STF

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Está nas mãos do ministro Nunes Marques a possibilidade de mandar o Congresso paralisar a tramitação de PECs que, se aprovadas, limitariam o poder do STF. Ações foram apresentadas por parlamentares sob alegação de que a tramitação das propostas é irregular. Paralisá-las por determinação do tribunal seria uma medida extrema e raramente adotada.

Quebra de sigilo no Google. Alexandre de Moraes votou a favor da possibilidade de quebrar sigilos com base em buscas do Google com o objetivo de investigar crimes.

Fim dos manicômios. Ainda no STF, o tribunal julga uma ação pelo fim dos manicômios judiciários. Entenda por que isso pode aumentar a violência e desumanizar tratamentos.

Política, Economia e Mundo

Criminosos fora das prisões. Caberá ao STF decidir sobre o plano do governo para melhorar as condições das penitenciárias. Entre as medidas previstas está evitar que criminosos fiquem presos por crimes sem violência.

Racha na disputa eleitoral. Apoiar PT ou PL: em Fortaleza, o segundo turno provocou um racha no PDT de Ciro Gomes. Confira os números das últimas pesquisas sobre as disputas nas capitais.

Giro pelo mundo. O governo de Israel criticou o presidente francês, Emmanuel Macron, por vetar o país em uma feira de defesa naval. Na Venezuela, voltou a crescer o número de pessoas tentando fugir do país.

Opinião da Gazeta

STF imita ditadura militar ao perseguir Marcel van Hattem. Assim como tantas outras garantias e liberdades democráticas, o STF se encarregou de abolir essa imunidade parlamentar. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A forma como o STF vem conduzindo seus inquéritos é assunto de interesse público (talvez o principal entre todos os assuntos de interesse público que constam na ordem do dia deste país), e criticá-la é algo que faz parte do trabalho de qualquer congressista.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Falta de recursos. Caixa confirma novas regras para financiamento de imóveis; veja o que muda

Finanças públicas. Governo quer emancipar estatais dependentes; medida pode aliviar rombo das contas

Prefeito reeleito. Novo confirma “case de sucesso” em Joinville com mais de 78% dos votos nas urnas

Letramento racial. O fim de "caixa-preta", "denegrir", "buraco negro": educação ou imposição ideológica?

Colunas e artigos

A distorção da democracia. Artigo do jornalista e escritor Christophe Geffroy analisa como a França distorce a democracia e vê a elite socialista desprezar a população que “vota mal”.

Paulo Briguet agradece: obrigado, Olavo de Carvalho!

Guilherme Fiuza pergunta: Marçal, Malafaia ou Bolsonaro?

Para inspirar e alegrar

Lições da Bíblia sobre o silêncio. Pastor e teólogo, Diego Menin lançou um livro que usa citações bíblicas para exaltar a prática da quietude. Confira algumas lições da obra para cultivar o silêncio e medir as palavras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]