Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: STF volta a discutir porte de drogas

Copom irá, enfim, baixar os juros? Lula cria novo atrito com centrão. Governo sofre pressão na CPMI

Banco Central
Diretores do Banco Central decidem, nesta quarta, rumos da política monetária (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Tudo indica que, nesta quarta-feira (2), o Copom do Banco Central irá iniciar a queda da taxa básica de juros. A dúvida é quanto ao tamanho do corte. Enquanto mercado financeiro e governo esperam uma queda mais significativa, de pelo menos 0,5 ponto percentual, economistas projetam uma redução mais comedida, de 0,25 ponto percentual. Há ainda quem aposte na manutenção dos 13,75%. Entenda o cenário.

Imposto “surpresa”. Um item incluído de última hora na PEC da reforma tributária aproxima o Brasil de uma prática comum na Argentina: a tributação sobre exportações.

Novo desgaste com o centrão. O governo Lula estuda a inclusão de emendas parlamentares para bancar o PAC. Saiba por que isso gerou um novo desgaste junto ao centrão.

Política, Economia e Mundo

STF discute porte de drogas. Um julgamento no STF pode descriminalizar o porte de drogas e reverter uma política do governo Bolsonaro. É o início de uma tendência na Corte de intensificar pautas progressistas.

CPMI pressiona governo. Na retomada dos trabalhos, a CPMI do 8/1 colocou o governo na parede, estabelecendo prazo para entrega de imagens e revelando a tentativa de ocultar informações.

Giro pelo mundo. Indiciado pela terceira vez, Donald Trump pode ficar fora das próximas eleições. Na África do Sul, a festa do partido radical esquerdista prega a morte de fazendeiros brancos.

Opinião da Gazeta

A mãozinha federal para governadores e prefeitos gastadores. Enquanto milhões de pessoas físicas estão tendo seu nome limpo graças ao Desenrola, prefeitos e governadores estão de olho em algo parecido. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não é preciso ser um gênio da economia ou da contabilidade para imaginar como acabará uma história em que bons gestores são incentivados a elevar gastos acima da inflação e maus gestores não terão de arcar com as consequências de seus atos.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Disney arruína contos de fadas. Apelando ao politicamente correto, o novo remake de Branca de Neve é mais um exemplo de como a Disney está arruinando contos de fadas. Confira no artigo de Madeleine Kearns.

Nikolas Ferreira diz como o amor venceu e a bandidagem agradece.

Para inspirar

Referência em neurocirurgia. Uma estrutura de ponta, com cirurgias filmadas em 3D e transmitidas mundo afora. Saiba por que o Centro Hospitalar de Reabilitação do Paraná é referência em neurocirurgia.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.