Diretores do Banco Central decidem, nesta quarta, rumos da política monetária| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

Tudo indica que, nesta quarta-feira (2), o Copom do Banco Central irá iniciar a queda da taxa básica de juros. A dúvida é quanto ao tamanho do corte. Enquanto mercado financeiro e governo esperam uma queda mais significativa, de pelo menos 0,5 ponto percentual, economistas projetam uma redução mais comedida, de 0,25 ponto percentual. Há ainda quem aposte na manutenção dos 13,75%. Entenda o cenário.

Imposto “surpresa”. Um item incluído de última hora na PEC da reforma tributária aproxima o Brasil de uma prática comum na Argentina: a tributação sobre exportações.

Publicidade

Novo desgaste com o centrão. O governo Lula estuda a inclusão de emendas parlamentares para bancar o PAC. Saiba por que isso gerou um novo desgaste junto ao centrão.

Política, Economia e Mundo

STF discute porte de drogas. Um julgamento no STF pode descriminalizar o porte de drogas e reverter uma política do governo Bolsonaro. É o início de uma tendência na Corte de intensificar pautas progressistas.

CPMI pressiona governo. Na retomada dos trabalhos, a CPMI do 8/1 colocou o governo na parede, estabelecendo prazo para entrega de imagens e revelando a tentativa de ocultar informações.

Giro pelo mundo. Indiciado pela terceira vez, Donald Trump pode ficar fora das próximas eleições. Na África do Sul, a festa do partido radical esquerdista prega a morte de fazendeiros brancos.

Opinião da Gazeta

A mãozinha federal para governadores e prefeitos gastadores. Enquanto milhões de pessoas físicas estão tendo seu nome limpo graças ao Desenrola, prefeitos e governadores estão de olho em algo parecido. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

Não é preciso ser um gênio da economia ou da contabilidade para imaginar como acabará uma história em que bons gestores são incentivados a elevar gastos acima da inflação e maus gestores não terão de arcar com as consequências de seus atos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Alerta das autoridades. Avanço do crime organizado na Baixada Santista tem PCC e porto como pano de fundo

Ex-partido do senador. Penhora de R$ 2,3 mi para quitar vídeos de Moro encontra conta sem fundo; Podemos vai recorrer

Educação. Há 25 anos, colégios estaduais militares de Goiás são modelo para o país

Publicidade

Censura. Governo Biden ignorou Constituição dos EUA ao pressionar o Facebook para censurar informações

Colunas e artigos

Disney arruína contos de fadas. Apelando ao politicamente correto, o novo remake de Branca de Neve é mais um exemplo de como a Disney está arruinando contos de fadas. Confira no artigo de Madeleine Kearns.

Nikolas Ferreira diz como o amor venceu e a bandidagem agradece.

Paulo Uebel mostra que Lula acaba com avaliação periódica das estatais e aponta quem será beneficiado.

Para inspirar

Referência em neurocirurgia. Uma estrutura de ponta, com cirurgias filmadas em 3D e transmitidas mundo afora. Saiba por que o Centro Hospitalar de Reabilitação do Paraná é referência em neurocirurgia.

Publicidade

Tenha um ótimo dia!