Após mais de cinco meses de trabalho, a CPI da Covid apresenta nesta quarta-feira (20) seu relatório final. A conclusão acontece dias depois de um racha na cúpula da comissão, fruto do vazamento da prévia do relatório pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). Uma reunião na casa do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) buscou aparar as arestas e unificar o discurso. Enquanto isso, parlamentares governistas criticaram a direção da CPI pela forma como conduziu as investigações e preparam um relatório paralelo.
Crime de genocídio. Uma das possibilidades aventadas pela CPI era a de indiciar o presidente Jair Bolsonaro pela prática de crime de genocídio. Em sua coluna, Thaméa Danelon explica o que é esse crime e se faz sentido enquadrar o presidente.
Indiciamento por homicídio retirado. Também deveria estar no relatório a acusação de homicídio qualificado. Renan Ramalho explica no que o relator se baseou para formular essa acusação. No entanto, após pressão de senadores da comissão, esta acusação e a de genocídio de indígenas devem retiradas do texto pelo relator Renan Calheiros.
Política, Economia e Utilidade pública
PEC do MP. Foi adiada, mais uma vez, a votação da PEC 5/2021, que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A previsão é que a votação aconteça nesta quarta. O CNMP aprovou a abertura de um processo contra procuradores da Lava Jato do Rio.
Auxílio Brasil. Estava marcado para esta quarta o evento de lançamento do programa social Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. No entanto, o evento foi cancelado de última hora porque as alas política e econômica do governo não chegaram a um acordo.
Números da pandemia. O Brasil registrou 390 mortes por Covid-19 e 12.969 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Até agora, 151.730.083 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e 107.093.421 completaram o ciclo vacinal.
Giro pelo mundo. A ONG Humans Right Watch detalhou em relatório a repressão aos protestos em Cuba, que inclui detenções arbitrárias, abusos e falsos julgamentos. Para enfrentar a pandemia de Covid-19, a prefeitura de Moscou determinou que idosos fiquem em casa por quatro meses. O Equador decretou estado de exceção devido à violência causada pelo narcotráfico.
Nossa visão
Populismo gastador. As alas política e econômica do governo se chocaram novamente na definição sobre o Auxílio Brasil, o programa social do governo Jair Bolsonaro que substituirá o Bolsa Família. O objetivo do governo, agora, é pagar um benefício médio de R$ 400 a 17 milhões de famílias – mas, para isso, será preciso desmoralizar ainda mais o teto de gastos. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:
O desarranjo fiscal é monstro difícil de conter. Uma vez disparado o processo, sua reversão exige uma dose de esforço e responsabilidade que, infelizmente, raramente se vê em Brasília. Desde que começaram a surgir as primeiras ideias para bancar um novo programa social, ficou claro que a opção tanto do Executivo quanto do Legislativo era pela gastança e não pelo ajuste.
O que mais você precisa saber hoje
Paralisação. Qual é a chance de greve dos caminhoneiros a partir de 1.º de novembro
Publicações. Redes sociais de órgãos da Justiça são tomadas por ativismo ideológico
Eleições 2022. Das “picuinhas no PSDB” às críticas a Bolsonaro: como foi o primeiro debate das prévias tucanas
Depoimento. General chavista diz que Venezuela financiou Lula, Kirchner e outros políticos de esquerda
Colunas e artigos
Orwell e as origens do totalitarismo. Um retrato autoexplicativo do caminho que leva ao autoritarismo, “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, é considerada uma das maiores obras de ficção do século XX. O podcast Ideias debate o livro e as origens do totalitarismo. E se você ainda não baixou o e-book gratuito, não perca tempo: é só clicar aqui.
Cristina Graeml mostra os erros no projeto que previa a “distribuição gratuita” de absorventes.
Polzonoff diz por que “Casamento às Cegas” é mais repugnante (e fascinante) do que “Round 6”.
No podcast 15 Minutos, saiba mais sobre o antiviral testado no Brasil para tratamento contra a Covid-19.
Para inspirar
O primeiro emprego. Dos dez filhos do casal Joel e Freida, dois têm síndrome de Down. A oportunidade para eles ingressarem no mercado de trabalho surgiu quando Joel decidiu comprar um caminhão de sorvete. Conheça essa história. Tenha um ótimo dia!
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas