Ouça este conteúdo
Para começar este resumo de notícias. No Congresso, parlamentares já aproveitam o enfraquecimento da Lava Jato, que teve a força-tarefa de Curitiba encerrada neste mês, para tentar atingir ex-integrantes da operação e o ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro. Encabeçado pelo PT, o movimento iniciou a coleta de assinaturas no Senado para criação da CPI da Lava Jato.
Até agora... Até quarta (10), apenas seis senadores do PT assinaram o requerimento de criação da CPI da Lava Jato. Mas o senador Rogério Carvalho (PT-SE) já articula a ofensiva junto a outros partidos, segundo apurou Wesley Oliveira, correspondente da Gazeta do Povo em Brasília. Eles esperam que até mesmo bolsonaristas e partidos do Centrão, atingidos pelas operações da Lava Jato, declarem apoio.
Na Câmara, o líder do governo Bolsonaro na Casa, Ricardo Barros (PP-PR), criticou recentemente a operação e defendeu que juízes e procuradores que cometeram ilegalidades sejam punidos. Mas também há resistências no Congresso. Confira na reportagem, direto de Brasília, quem está a favor e quem está contra a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Lava Jato.
Utilidade pública
Doses de vacina, fura-fila e cloroquina. Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas afirmou que espera concluir até esta sexta (12) a assinatura de acordo com o Ministério da Saúde para fornecer 54 milhões de doses extras da vacina Coronavac, contra Covid-19. E há quem não queria esperar chegar a sua vez de ser vacinado: já são 3 mil denúncias formais de “fura-fila” da vacina. Ademais, o Ministério da Saúde teria usado a Fiocruz para produzir 4 milhões de comprimidos de cloroquina; leia mais.
Pós-Covid. Quem já foi contaminado pela Covid-19, mesmo após estar clinicamente curado, pode ter algumas disfunções cognitivas; pelo menos 80% dos pacientes podem ser afetados, entenda. E há também uma síndrome inflamatória rara desencadeada em crianças: veja por que é importante estar alerta, mas não é preciso entrar em pânico.
Atualização. Em 24 horas, entre quarta (10) e quinta-feira (11) o Brasil registrou mais 54.742 casos do novo coronavírus, e 1.351 mortes pela doença, segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Este é o quarto dia seguido em que o país notifica mais de mil óbitos diários. Ao todo, o Brasil já registrou 9.713.909 diagnósticos positivos, com 236.201 falecimentos e 8.643.693 recuperados.
Política e economia
PSDB dividido. O governador de São Paulo, João Doria, começa a enfrentar obstáculos na tentativa de disputar a presidência da República em 2022, conforme relata de Brasília o correspondente Olavo Soares. Na noite de quarta-feira (10), comandantes de diretórios estaduais, juntamente com a bancada federal do PSDB, pediram a prorrogação do mandato da atual direção nacional do partido, contrariando os planos de Doria de assumir a presidência em maio. Nesta quarta, deputados tucanos se reuniram com o governador gaúcho, Eduardo Leite, para defender que ele dispute a presidência em 2022.
Direito ao esquecimento. O chamado direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição brasileira. Foi o que decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), ao concluir nesta quinta-feira (11) o julgamento do Recurso Extraordinário 1.010.606. A partir desse caso, a Corte analisou se uma pessoa, ou a família dela, poderia ou não proibir a publicação ou exibição de um fato antigo, ainda que verdadeiro, sob justificativa de defesa da intimidade. Por 9 votos contra 1, os ministros do STF se posicionaram contra o reconhecimento do direito ao esquecimento. Entenda o que representa essa decisão.
Giro pelo mundo. Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, tiveram a primeira conversa por telefone e discutiram questões como comércio, livre navegação e direitos humanos. Biden decidiu ainda encerrar um estado de emergência na fronteira com o México, decretado pelo seu antecessor, Donald Trump, e também afirmou que não haverá verba para construção de um muro separando os dois países. E, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o Irã começou a produzir urânio metálico, violando mais uma vez o acordo nuclear firmado em 2015.
O que mais você precisa saber hoje
- Nova rodada. Todos querem prorrogar o auxílio emergencial. Mas como viabilizar a versão 2021 do benefício?
- Rio de Janeiro. Witzel vira réu por corrupção e lavagem de dinheiro e continuará afastado
- Luto. Morre René Dotti, um dos mais importantes advogados do Brasil
- Comunicações. Teles consideram excessivas obrigações no leilão de 5G e cobram transparência
Colunas e artigos
Orwell e humor. Autor de clássicos como “1984” e “A Revolução dos Bichos”, o escritor britânico George Orwell voltou a ser lembrado, lido e comentado. Cristina Graeml explica o porquê dessa redescoberta lembrando a história, a obra e suas previsões de 70 anos atrás que servem para os dias atuais. Em tempos difíceis, rir continua sendo o melhor remédio. Por isso, o blog Quarentena Cult conversou com alguém que entende do assunto: Paulo Cursino, roteirista de maior sucesso no Brasil, autor de “Tudo Bem no Natal que Vem”, comédia nacional vista por mais de 100 milhões de espectadores.
Nossa visão
Autonomia do BC. Com a aprovação do projeto de autonomia do Banco Central na Câmara dos Deputados, falta apenas a sanção de Jair Bolsonaro para que as novas regras passem a valer. O presidente e os diretores do BC continuam a ser indicados pelo presidente da República e sabatinados pelo Senado, mas agora têm mandatos fixos, de quatro anos, e não coincidentes com os mandatos presidenciais, com direito a uma recondução. Tema para nosso novo editorial: A autonomia do Banco Central é finalmente aprovada.
Um presidente da República interessado em políticas populistas e fiscalmente irresponsáveis terá muito mais dificuldades para remover presidentes do BC que estejam fazendo um bom trabalho – e tanto o atual, Roberto Campos Neto, quando seu predecessor, Ilan Goldfajn, chegaram a ser escolhidos os melhores do mundo em suas áreas, respectivamente em 2021 e 2018.
Para inspirar
Comunicação em casa. Há quem tenha uma ótima comunicação no trabalho e em ambientes com colegas e amigos. Mas e em casa, com seus familiares, como anda essa questão? Pensando nisso, a repórter Rossana Bittencourt, da Equipe Sempre Família da Gazeta do Povo, apresenta 5 dicas para uma comunicação mais eficaz em casa; confira! Aproveite o fim de semana e o feriado para colocar suas leituras da Gazeta do Povo em dia. Bom descanso!