Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Como ficaram as comissões da Câmara

Cresce a avaliação negativa do governo Lula. Toffoli adia julgamento sobre maconha. As regras do IR 2024

Lula - esquerda - pesquisa
Aumento de preços dos alimentos, contas em geral e combustíveis, além de falas polêmicas, derrubaram popularidade de Lula (Foto: Ricardo Stuckert/Secom)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Uma pesquisa divulgada ontem pela Quaest apontou que a desaprovação ao governo Lula aumentou em relação a dezembro do ano passado. A avaliação negativa cresceu principalmente entre evangélicos e nas regiões Sul e Sudeste. Entenda os motivos.

Drogas. O ministro Dias Toffoli, do STF, pediu vistas e interrompeu o julgamento que pode descriminalizar o porte de maconha para consumo pessoal. Saiba o que acontece agora.

Declaração do IR. A Receita Federal divulgou as regras para a declaração do Imposto de Renda de 2024. A entrega começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Veja o que mudou.

Política, Economia e Mundo

Após confusão entre PT e PL. A Câmara dos Deputados começou a definir o comando de 30 comissões para o ano de 2024. A CCJ será presidida por Carol de Toni (PL-SC), enquanto Nikolas Ferreira (PL-MG) comandará os trabalhos na Comissão de Educação.

Crime organizado. Três empresas que operam o transporte público de São Paulo são suspeitas de envolvimento direto com o PCC. Segundo investigações, elas seriam comandadas por "laranjas" ou membros do alto escalão da facção criminosa. Veja o que mostram as investigações.

Giro pelo mundo. O chefe da Agência Espacial da Rússia afirmou que o país quer instalar, em parceria com a China, uma usina nuclear na Lua. O primeiro-ministro do Haiti não consegue voltar ao país por causa da atuação de gangues.

Opinião da Gazeta

O aborto na França e a desumanização do nascituro. A cultura da morte deu mais um passo adiante nesta segunda, quando o Legislativo francês aprovou uma alteração da Constituição do país para incluir nela “a liberdade das mulheres de recorrer ao aborto, que é garantido”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É pura barbárie retirar de um ser humano, independentemente de sua idade gestacional, sua dignidade intrínseca e cristalizar na lei maior de um país a possibilidade de seu extermínio como um direito.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Lula versus Milei. Os vizinhos Brasil e Argentina têm governos caminhando em direções opostas. O colunista Marcel van Hattem compara os dois cenários.

Para inspirar e alegrar

O poder do bom senso. A polarização tem dominado o debate público. Antonella Satyro, CEO do Human Skills Manifesto, explica como o bom senso pode nos ajudar nesse contexto desafiador.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.