Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Os riscos de intervenção na Amazônia

Cresce pressão por CPI do 8 de janeiro. Juiz da Lava Jato é afastado. Governo define tributos sobre combustíveis

O presidente reeleito do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). (Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado.)

72 felizes

  • Ícone de reações Feliz
  • Ícone de reações Surpreso
  • Ícone de reações Preocupado
  • Ícone de reações Inspirado
  • Ícone de reações Triste
  • Ícone de reações Indignado

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Parlamentares de oposição intensificaram as cobranças sobre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a fim de que seja criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos de vandalismo de 8 de janeiro em Brasília. O pedido foi protocolado na segunda-feira (27) com o apoio de 33 senadores e 189 deputados. Entenda como eles esperam tirar a investigação do papel.

Presos libertados. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) mandou soltar 173 pessoas presas após os atos de depredação.

Golpe na Lava Jato. Em uma sessão secreta, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu afastar o juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. Saiba por quê.

Política, Economia e Mundo

Alta da gasolina. O governo federal anunciou que irá cobrar R$ 0,47 de tributos por litro da gasolina e R$ 0,02 do etanol. A retomada da tributação expõe as contradições da gestão petista.

Intervenção na Amazônia. Em visita ao Brasil, o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, afirmou que a Amazônia pertence a todos. A oposição teme a intervenção norte-americana.

Giro pelo mundo. Um convite do governo socialista de Portugal a Lula suscitou duras críticas da direita. Na Colômbia, foi aberta uma investigação sobre irregularidades na campanha de Gustavo Petro.

Opinião da Gazeta

Reoneração sem planejamento. A ala econômica do governo prevaleceu sobre a área política e voltará a haver cobrança de tributos federais sobre a gasolina e o etanol. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O problema maior não é a reoneração em si, mas o fato de que o governo não tem um plano consistente para recuperar a saúde fiscal brasileira. Plano até existe, mas um que se apoia pesadamente em aumento da arrecadação, e não em controle de despesas.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

O declínio da China. A população chinesa está diminuindo e a Índia pode ter se tornado o país mais populoso do planeta. Com isso, o declínio da China já começou, aponta o artigo de Guy Sorman.

Para inspirar

O grafite mais alto do Brasil. A cidade catarinense de Balneário Camboriú está prestes a ganhar o grafite mais alto do Brasil. Confira os detalhes da obra de mais de 111 metros.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.