Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
As críticas aos ataques promovidos pelo STF à liberdade de expressão foram engrossadas por novos personagens no último final de semana. Dois grandes jornais brasileiros, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo publicaram editoriais criticando a postura do Supremo, especialmente do ministro Alexandre de Moraes. Veja como foi a reação.
Musk vs. Moraes. Elon Musk, proprietário da rede X, também voltou à carga contra Alexandre de Moraes. Ele acusou o ministro de exigir que a plataforma viole leis brasileiras.
Lira vs. Padilha. No Congresso, a briga é entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro Alexandre Padilha, e pode azedar de vez a relação entre governo e Legislativo.
Política, Economia e Mundo
Ataque do Irã a Israel. A forma como o Brasil reagiu ao ataque do Irã a Israel afasta o país das democracias ocidentais. Na América Latina, a esquerda tem relações estreitas com o regime iraniano.
Afastamentos da Lava Jato. Uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou uma juíza da Lava Jato e três desembargadores. Para Deltan Dallagnol, trata-se de “motivação política para agradar Lula”.
Sem superávit em 2025. Bastaram sete meses de arcabouço fiscal para o governo Lula desistir da meta de superávit em 2025. A escalada de conflitos no Oriente Médio ameaça a inflação e a taxa de juros.
Opinião da Gazeta
Para o abortismo, médicos não podem defender a vida. Uma resolução do Conselho Federal de Medicina vetou a prática cruel da assistolia fetal após a 22ª semana de gestação. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Tanto no aborto deliberado quanto na antecipação do parto, a mulher tem a gravidez interrompida; mas, ao seguir a recomendação do CRM e não praticar a assistolia fetal prévia, os médicos ao menos dão uma chance de vida aos bebês com idade gestacional avançada.
O que mais você precisa saber hoje
Ex-presidente. Trump chama julgamento criminal de Nova York de “ataque” aos EUA: “Ninguém jamais viu algo assim”
Colunas e artigos
A tragédia educacional brasileira. A falta de paixão dos professores atrapalha a busca pelo saber nas escolas. Esse é o mote do artigo de Natália Sulman, que analisa a tragédia educacional brasileira.
Paulo Polzonoff Jr. fala da Terceira Guerra Mundial de um dia (ou nem isso) e o fetiche da guerra.
J.R. Guzzo mostra que o Itamaraty não cansa de se mostrar servil à ditadura dos aiatolás no Irã.
Para inspirar e alegrar
Mercado de trabalho se abre a pessoas com Down. Ingressar no mercado de trabalho é um desafio para pessoas com Síndrome de Down. Mas o cenário está mudando e empresas já enxergam o potencial desses indivíduos.
Tenha um ótimo dia!