Ouça este conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (25) que o decreto que concedeu perdão ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), “é constitucional e será cumprido”. Bolsonaro disse ainda que pode descumprir uma eventual decisão do STF sobre o novo marco temporal. Entre aliados, a decisão de perdoar Silveira foi vista como positiva e podendo surtir efeitos como estratégia eleitoral.
TSE acata sugestões. Em meio a uma nova crise, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou um documento que reúne medidas sugeridas por diversas instituições, entre elas as Forças Armadas, para aprimorar o processo eleitoral. Saiba que medidas são essas.
Trégua entre poderes. Após o indulto de Bolsonaro a Silveira e a resposta do Ministério da Defesa a declarações do ministro Luís Roberto Barroso, TSE e STF deverão evitar reações duras. Veja qual deve ser o comportamento da cúpula do Judiciário.
Política, Economia e Utilidade pública
Twitter sob nova direção. US$ 44 bilhões. Esse é o valor que o empresário Elon Musk vai pagar para adquirir o Twitter, após o conselho da companhia aceitar a oferta. O negócio foi celebrado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e minimizado pelo ex-presidente americano Donald Trump.
Dois meses de guerra. A guerra na Ucrânia completou dois meses com milhares de mortos e sem sinal de trégua. A Rússia disse que alguns países, inclusive o Brasil, entendem as razões da invasão. Conheça a história do ucraniano que perdeu a esposa e a filha de três meses na guerra.
Tensão no mercado financeiro. Após um período positivo, o mercado financeiro está mais tenso nos últimos dias, com queda na bolsa e alta no dólar. Quatro fatores explicam essa mudança. Mesmo com o corte de 25% em impostos, preços de carros e eletrodomésticos não baixaram. Entenda por quê.
Opinião da Gazeta
Industrialização e desindustrialização. Nos anos 1970, um dos temas mais presentes nos debates políticos e econômicos era a necessidade de o Brasil se industrializar. O significado disso vinha da constatação de que o subdesenvolvimento brasileiro responsável pela baixa renda por habitante e pela pobreza decorria de o país ter focado sua economia na agricultura, com um setor industrial pequeno, atrasado e primário. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
É justo reconhecer que o setor industrial sempre foi prejudicado com a precariedade na infraestrutura física (transportes, armazenagem, energia, portos e aeroportos – atividades historicamente dominadas pelo setor estatal), a elevada carga tributária, o ambiente jurídico lento e instável, a legislação trabalhista complicada, a burocracia sufocante e a instabilidade macroeconômica, sobretudo por obra da inflação.
O que mais você precisa saber hoje
Colunas e artigos
Políticas para gênero. O governo dos Estados Unidos anunciou uma série de políticas em apoio aos “transgêneros, não-binários e expansivos em gênero de outros tipos”. Entre as medidas, a possibilidade de ter o gênero “X”. Leor Sapir diz em artigo por que essa política desafia a sanidade.
J.R. Guzzo assevera: quem está tentando interferir no processo eleitoral é o STF.
Madeleine Lacsko mostra que vidas negras importam, desde que não atrapalhem o carnaval.
Para inspirar
Escola para bebês. Trabalho e falta de rede de apoio para auxiliar nos cuidados com o bebê são os principais motivos que levam pais a procurarem, desde cedo, um ambiente com profissionais que cuidem dos seus filhos. O Sempre Família traz dicas para escolher a escola para os bebês. Tenha um bom dia e uma ótima semana!