STF e TSE vão evitar reações duras após novos atritos com o governo.| Foto: Dorivan Marinho
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (25) que o decreto que concedeu perdão ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), “é constitucional e será cumprido”. Bolsonaro disse ainda que pode descumprir uma eventual decisão do STF sobre o novo marco temporal. Entre aliados, a decisão de perdoar Silveira foi vista como positiva e podendo surtir efeitos como estratégia eleitoral.

TSE acata sugestões. Em meio a uma nova crise, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou um documento que reúne medidas sugeridas por diversas instituições, entre elas as Forças Armadas, para aprimorar o processo eleitoral. Saiba que medidas são essas.

Publicidade

Trégua entre poderes. Após o indulto de Bolsonaro a Silveira e a resposta do Ministério da Defesa a declarações do ministro Luís Roberto Barroso, TSE e STF deverão evitar reações duras. Veja qual deve ser o comportamento da cúpula do Judiciário.

Política, Economia e Utilidade pública

Twitter sob nova direção. US$ 44 bilhões. Esse é o valor que o empresário Elon Musk vai pagar para adquirir o Twitter, após o conselho da companhia aceitar a oferta. O negócio foi celebrado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e minimizado pelo ex-presidente americano Donald Trump.

Dois meses de guerra. A guerra na Ucrânia completou dois meses com milhares de mortos e sem sinal de trégua. A Rússia disse que alguns países, inclusive o Brasil, entendem as razões da invasão. Conheça a história do ucraniano que perdeu a esposa e a filha de três meses na guerra.

Tensão no mercado financeiro. Após um período positivo, o mercado financeiro está mais tenso nos últimos dias, com queda na bolsa e alta no dólar. Quatro fatores explicam essa mudança. Mesmo com o corte de 25% em impostos, preços de carros e eletrodomésticos não baixaram. Entenda por quê.

Opinião da Gazeta  

Industrialização e desindustrialização. Nos anos 1970, um dos temas mais presentes nos debates políticos e econômicos era a necessidade de o Brasil se industrializar. O significado disso vinha da constatação de que o subdesenvolvimento brasileiro responsável pela baixa renda por habitante e pela pobreza decorria de o país ter focado sua economia na agricultura, com um setor industrial pequeno, atrasado e primário. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Publicidade

É justo reconhecer que o setor industrial sempre foi prejudicado com a precariedade na infraestrutura física (transportes, armazenagem, energia, portos e aeroportos – atividades historicamente dominadas pelo setor estatal), a elevada carga tributária, o ambiente jurídico lento e instável, a legislação trabalhista complicada, a burocracia sufocante e a instabilidade macroeconômica, sobretudo por obra da inflação.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Racha no PSDB. Recuo de Leite não diminui pressão sobre Doria. O que ainda trava a candidatura dele

Serviço público. Reajuste de 5% desagrada e servidores federais prometem intensificar greve

Jornalista. STF vai julgar pedido de habeas corpus para Allan dos Santos

Publicidade

Cinema. Como artistas conservadores sobrevivem numa Hollywood dominada por progressismo

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colunas e artigos

Políticas para gênero. O governo dos Estados Unidos anunciou uma série de políticas em apoio aos “transgêneros, não-binários e expansivos em gênero de outros tipos”. Entre as medidas, a possibilidade de ter o gênero “X”. Leor Sapir diz em artigo por que essa política desafia a sanidade.

J.R. Guzzo assevera: quem está tentando interferir no processo eleitoral é o STF.

Madeleine Lacsko mostra que vidas negras importam, desde que não atrapalhem o carnaval.

Publicidade

Para inspirar

Escola para bebês. Trabalho e falta de rede de apoio para auxiliar nos cuidados com o bebê são os principais motivos que levam pais a procurarem, desde cedo, um ambiente com profissionais que cuidem dos seus filhos. O Sempre Família traz dicas para escolher a escola para os bebês. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]