Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Dia após dia surgem situações que contribuem ainda mais para o desgaste do governo Lula. E a crise entre os servidores do IBGE e Márcio Pochmann, presidente da instituição, é uma delas. A repercussão do caso foi tamanha, que levou Rogério Marinho, líder da oposição no Senado, a solicitar ao TCU, uma apuração sobre "possível gestão temerária" de Pochmann e avalie seu afastamento cautelar da presidência do IBGE. Entenda os motivos que levaram Marinho a essa decisão.
Redes sociais. Um projeto de lei está sendo preparado pelo governo Lula com o objetivo de obrigar as redes sociais a removerem conteúdos de usuários que supostamente violem leis já existentes.
Taxa de juros. Acontece nesta quarta-feira (29), a primeira reunião do Copom sob o comando de Gabriel Galípolo, que possivelmente seguirá o roteiro estabelecido, com a taxa de juros aumentando em 1 ponto percentual. A partir desse encontro deve-se ter uma noção da trajetória dos juros nos próximos meses.
Política, Economia e Mundo
Governo Milei
Após dizer que vai reforçar a segurança na fronteira com a Bolívia, agora o governo Milei anuncia que fará o mesmo com o Brasil. Com isso, o estado de Misiones, que faz divisa com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e fica ao lado do Paraguai, terá um controle maior.
Prêmio nos EUA
Tarcísio de Freitas receberá nesta quinta-feira (30), em Nova York, um prêmio da revista LatinFinance pelo processo de privatização da Sabesp. Na ocasião, a Equatorial Participações e Investimentos fez uma oferta de R$ 6,9 bilhões por 15% de participação na instituição.
Decretos de Trump
Entre os decretos assinados por Trump após sua posse, dois deles têm como objetivo restaurar a liberdade de expressão e investigar práticas de censura promovidas pelo governo de Joe Biden nos últimos anos.
Opinião da Gazeta
Qual é o plano do governo para o Brasil. Toda vez que o Brasil entra em grave crise política ou econômica - e não há como negar que estamos vivendo em uma crise neste momento - volta a discussão sobre a necessidade de o país ter um Plano Nacional de Desenvolvimento, uma exposição completa dos rumos que o governo pretende dar ao país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Seria essencial que um governo nacional, ao iniciar o mandato, tivesse um plano elaborado com rigor técnico, deixando explícitos os objetivos gerais, os objetivos específicos, as metas para cada área da vida nacional
O que mais você precisa saber hoje
Inteligência Artificial. Casa Branca está avaliando impacto da IA chinesa DeepSeek na segurança nacional dos EUA
Colunas e artigos
Celular na escola: a maquininha de Deus e do Diabo. A partir do ano letivo de 2025, os estudantes da educação infantil ao ensino médio estão proibidos de usar o celular, durante a aula, o recreio e os intervalos entre as aulas na escola. A direção de cada escola tem autonomia para definir se o celular permanece na mochila do estudante ou fica guardado em um local específico. Leia o artigo de Jacir J. Venturi, membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná.
Rodrigo Constantino compara o governo dos Estados Unidos e da Argentina, com o governo Lula, aqui no Brasil.
Guilherme Macalossi comenta que Lula vive seu pior momento neste terceiro mandato, fato evidenciado pelos levantamentos recentes de diversos institutos de pesquisa do país.
Para inspirar e alegrar
Transformando desafios em oportunidades: as cidades inteligentes em 2025.
O ano de 2025 desponta como um marco para a transformação das cidades no Brasil e no mundo. Os municípios enfrentam desafios cada vez mais complexos, desde a mobilidade urbana até a sustentabilidade - e é nesse cenário que a inovação se torna essencial. Veja como os avanços tecnológicos de 2024, especialmente no uso da inteligência artificial generativa, já indicam mudanças significativas para 2025.