• Carregando...
 |
| Foto:

As candidaturas de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro são as únicas a mobilizar apoiadores nas ruas, ainda que eles sejam diametralmente opostos. A disputa final entre os dois também tende a ter alta rejeição. E não é pouca gente. Bolsonaro lidera esse índice: 37% dos eleitores dizem que não votam nele de jeito nenhum, segundo a última pesquisa Ibope. Mas o PT não está tão atrás assim: Lula tem rejeição de 30%. E Haddad, embora apareça com apenas 16%, tende a herdar do ex-presidente a antipatia de grande parte dos eleitores. 

Quando a conta não fecha 

Um em cada três municípios brasileiros não consegue gerar receita suficiente sequer para pagar o salário de prefeitos, vereadores e secretários. O problema atinge 1.872 cidades que dependem das transferências de Estados e da União para bancar o custo crescente da máquina pública. Alguns desses municípios foram criados após a Constituição de 1988, que facilitou esse movimento, e ainda não conseguiram justificar sua emancipação. 

Influência

A tensão nos mercados provocada pela incerteza eleitoral começa a ser sentida por todos os brasileiros nos preços de produtos que são influenciados pela alta do dólar. Na semana passada, a cotação da moeda americana rompeu a barreira dos R$ 4 e deve continuar sob pressão. Entenda como o dólar afeta sua vida.

Tempo perdido 

Nesta segunda-feira (27), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), ouvirá representantes do setor produtivo e do ramo dos transportes em audiência pública sobre a lei que autoriza a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a estabelecer tabelas com preços mínimos para o frete rodoviário. O Supremo pode resolver o problema agora, mas já poderia tê-lo feito há muito tempo. Esta é a opinião da Gazeta do Povo

"Não existe outra solução possível para salvaguardar a liberdade econômica a não ser a declaração de que a Lei 13.703 é inconstitucional, e que produtores e transportadores possam voltar a negociar livremente seus preços, sem imposições por parte do Estado. O Cade, órgão responsável por defender a concorrência no Brasil, já havia alertado para o perigo de a Lei 13.703 instituir um cartel no país." 

Economia compartilhada 

As pessoas estão cada vez mais inclinadas a compartilhar um carro ao invés de ter um que fica inativo a maior parte do tempo. O número de alemães com 25 anos de idade recebendo cartas de condução caiu 28% na última década, e esse é um comportamento semelhante em praticamente todas as outras grandes economias. 

Produção nacional 

O melão amarelo que sai da região Jaguaribe-Açu, no Ceará, principal polo produtor brasileiro da fruta, deixa na atmosfera a metade da quantidade de gases de efeito estufa (GEEs) que a liberada pelo melão do tipo italiano cultivado na região da Sicília, Itália. 

Protesto? 

A greve de fome como forma de protesto é usada há séculos. Mas as consequências possíveis para o organismo de quem suspende a alimentação são várias. Problemas de saúde anteriores e idade influenciam em como o organismo vai reagir ao jejum prolongado – quem já sofre de problemas renais e os mais velhos terão mais complicações. 

Alternativas

O Ministério da Educação determina o que é válido para o ensino, e com frequência o faz sob um viés centralizador: em muitos momentos, as políticas do MEC fazem com que a pasta se pareça um autêntico “ministério das escolas”, impondo entraves e adiando a entrada de formas alternativas de educação e apoio às instituições de ensino no país. Separamos alguns pontos em que o Brasil ainda corre atrás de modelos que já funcionam no exterior.

Liberdade de expressão 

Menos de um ano atrás, Lindsay Shepherd era uma desconhecida estudante de pós-graduação em Comunicação na Universidade Wilfrid Laurier, em Waterloo, no Canadá. Então, a universidade acusou-a de tornar seus alunos de graduação inseguros ao exibir um debate sobre os pronomes de gênero em sala de aula, e ela se viu no epicentro de um debate internacional sobre liberdade acadêmica. Agora Shepherd está usando sua fama para promover a causa do questionamento aberto e da liberdade de expressão no campus

Shepherd encontrou apoio do homem cujas visões a colocaram em apuros: Jordan Peterson. Ele anunciou uma ação de difamação contra Laurier de 1,5 milhão de dólares no final de junho. Na gravação de Shepherd, seus professores compararam Peterson a Adolf Hitler e questionaram suas credenciais acadêmicas. “Eu não fui atrás de [Laurier] por oito meses até que ficou absolutamente claro que eles não aprenderam nada”, Peterson me disse. “Então, talvez dois processos sejam melhor do que um para uma lição”. 

Pelo mundo 

Brasil se esforça para absorver cerca de 50 mil venezuelanos que continuam em Roraima, mas o acesso a serviços essenciais está sobrecarregado. Há, ainda, o problema da violência e do preconceito com os refugiados

Um tiroteio durante um torneio de videogame na cidade de Jacksonville, nos Estados Unidos, deixou diversas vítimas em um shopping center no último domingo (26). Segundo informações, pelo menos três pessoas morreram e 11 ficaram feridas. Entre os mortos está o autor dos disparos

Paraná 

No mundo ideal, prefeito e governador deveriam trabalhar em conjunto, independentemente de seus grupos ou planos políticos. No mundo real, a história é bem diferente: ser aliado do governador costuma render mais facilidades para o prefeito na hora de negociar a liberação de recursos estaduais para a cidade. Aos adversários, sobram as dificuldades. A relação entre Curitiba e o governo do Paraná na última década tem sido uma mostra dessa situação.  

Transporte 

Pensando nisso, a Gazeta do Povo fez duas perguntas aos concorrentes ao governo do estado sobre questões relacionadas à prefeitura e às cidades da Região Metropolitana. Confira o que eles responderam

Curitiba

Moradores de 15 bairros da capital e de outros 12 localizados na Região Metropolitana podem ficar sem água esta semana. A Sanepar informou que realizará diversas obras entre segunda (27) e quinta-feira (30) e que elas podem afetar o abastecimento em alguns períodos. Além da capital paranaense, serão afetados os municípios de Pinhais, Almirante Tamandaré, Campo Largo, São José dos Pinhais, Piraquara e Fazenda Rio Grande. 

Luan Galani (Haus) recomenda: “Jovens arquitetos curitibanos colecionam prêmios pelo mundo com projeto de impacto social. Confira entrevista exclusiva com a Aleph Zero!” 

Luan Galani (Haus) indica: “Novo megaempreendimento em Balneário Camboriú é vetado pela Câmara de Vereadores. O lançamento ousado da Taroii planeja quatro torres residenciais e corporativas, shopping náutico, marina, hotelaria e parque de frente para a BR-101 e o Rio Camboriú. Entenda a polêmica!” 

Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) recomenda: “Aberto há pouco mais de dois meses, no shopping Pátio Batel, em Curitiba, o restaurante Jamie’s Italian, do chef britânico Jamie Oliver, começa a oferecer a partir de setembro o ‘Almoço do Jamie’ de segunda a sexta pelo valor de R$ 49. O valor contempla entrada, prato principal e sobremesa. É uma boa oportunidade para quem ainda não conhece o restaurante!” 

Tenha uma ótima segunda-feira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]