Presidente Vladimir Putin anunciou reconhecimento das repúblicas de Donetsk e Lugansk.| Foto: Sergei Ilnitsky/EFE
Ouça este conteúdo

Uma decisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin, agravou a crise que pode resultar em um conflito armado com a Ucrânia. Nesta segunda-feira (21), ele anunciou o reconhecimento das repúblicas de Donetsk e Lugansk, autoproclamadas por separatistas pró-russos no leste ucraniano. Na prática, esse reconhecimento põe fim ao processo de paz entre Kiev e os separatistas. Logo após o anúncio, o governo russo publicou um decreto para enviar militares à região. Saiba o que pode acontecer a partir disso.

CARREGANDO :)

Subvariante da Covid. Um estudo realizado no Japão indica que a subvariante BA.2 da ômicron pode ser capaz de causar doenças mais graves. Mais um medicamento contra a Covid-19 foi aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Efeito Einstein. Outro estudo, realizado com mais de 10 mil pessoas em 24 países – incluindo o Brasil – trouxe a seguinte conclusão: as pessoas aceitam mais frases absurdas quando elas são atribuídas a cientistas. Confira mais detalhes sobre a pesquisa.

Publicidade

Política, Economia e Utilidade pública

Salvação da lavoura. Com perspectivas de estagnação da economia em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ser salvo mais uma vez pelo agronegócio. Mesmo com o cenário de estiagem, o PIB do setor pode chegar a 5,2%.

PL das Fake News. Deputados estão tentando acelerar a tramitação do projeto de lei que regulamenta serviços de internet no Brasil, o PL das Fake News. Entenda por quê. Veja como militares, governo e aliados avaliaram as respostas do TSE aos questionamentos sobre as urnas eletrônicas.

Giro pelo mundo. Vetado nas plataformas tradicionais, o ex-presidente norte-americano Donald Trump lançou a sua própria rede social, a Social Truth. O governo da Colômbia aprovou uma lei que regulará o uso da maconha em alimentos, bebidas e produtos têxteis.

Opinião da Gazeta  

A banalização das reformas. Um dos casos em que uma palavra já não serve para se referir àquilo que era sua função original vem ocorrendo com a palavra “reforma”. Atualmente, no âmbito político, de Estado e de governo, fala-se tanto em reformas que já não dá para saber exatamente o que isso significa. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Publicidade

Uma das razões que levam o Brasil a ser visto com desconfiança pelos investidores, sobretudo os estrangeiros, é que tudo vive ameaçado de reformas o tempo todo, todos os candidatos e os governos falam que tudo precisa de reforma, e isso demonstra duas coisas: ou o Brasil nunca reforma aquilo que está funcionando mal ou as reformas feitas são sempre ruins e precisam ser substituídas por outras.

Leia a o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Catástrofes. Muito barulho, projetos parados: a resposta do Congresso a tragédias como a de Petrópolis

Plano de saúde. TST não vai cobrir tratamento para Covid-19 de servidores não vacinados

Análise. Consumo nos restaurantes aumentou em dezembro, mas pandemia ainda acumula perdas

Publicidade

Artigo. A Covid-19 e o fracasso das grandes religiões

Colunas e artigos

Protestos e vazamento de dados. Manifestações contra medidas restritivas no Canadá e vazamento de dados de contas bancárias no Credit Suisse. Como esses episódios impactam o Brasil? É o que discute o programa Hora do Strike dessa semana.

J.R. Guzzo pergunta: qual o papel de Luís Roberto Barroso, ministro do STF?

Madeleine Lacsko mostra que a etimologia freestyle já chegou aos livros escolares.

Para inspirar

Sem festa, mas por uma boa causa. O sonho de realizar uma grande festa de casamento mudou completamente depois que a gerente comercial Taina de Mendonça atuou como voluntária em uma aldeia de Moçambique, na África. O que o casal fez? Decidiu construir uma escola. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]