Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Novos leilões vêm aí

Decisão sobre vacinação infantil fica para 2022. Governo publica regras para viajantes. Dólar dispara no Chile

Crianças já estão sendo vacinadas contra a Covid-19 na Itália. (Foto: Antonio Vece/EFE)

Ouça este conteúdo

Ficou para 2022 a definição do Ministério da Saúde sobre a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o procedimento na semana passada, mas o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (20) que o posicionamento será definido após o dia 5 de janeiro, “fundamentado de acordo com normas técnicas”. Após questionar o governo, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu um prazo adicional para que sejam informadas as providências a serem tomadas.

Investigação sobre ameaças. A Polícia Federal abriu uma investigação para apurar as ameaças relatadas por servidores da Anvisa após a aprovação da vacinação em crianças.

Variante ômicron. O surgimento da variante ômicron tem feito com que muitos países retomem medidas restritivas. Mas o que sabe sobre ela? Confira cinco perguntas e respostas para tirar suas dúvidas.

Política, Economia e Utilidade pública

Passaporte da vacina. Mais de uma semana depois da decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, o governo federal publicou a portaria com novas regras para entrada de viajantes no Brasil, entre elas a exigência de vacinação contra a Covid. Veja o que diz a portaria.

Novos leilões. Mais de R$ 165,5 bilhões. Esse é o montante previsto pelo Ministério da Infraestrutura em investimentos da iniciativa privada para 2022. Saiba o que está no pacote. Já o Ministério de Minas e Energia anunciou 28 leilões do setor elétrico até 2024.

Lula, Alckmin e Moro. No domingo (19), o ex-presidente Lula (PT) fez a primeira aparição pública ao lado de seu possível vice nas eleições de 2022, o ex-governador Geraldo Alckmin. Confira alguns bastidores do jantar, que foi alvo de críticas do ex-juiz e presidenciável Sergio Moro (Podemos).

Giro pelo mundo. No dia seguinte à eleição do esquerdista Gabriel Boric para a presidência do Chile, o dólar atingiu valor histórico e a bolsa fechou em baixa. Nos Estados Unidos, democratas podem usar o dinheiro da “assistência Covid” para financiar o aborto.

Nossa visão  

Chile elege a esquerda. Em um segundo turno que terminou com vantagem mais larga do que previam as pesquisas de opinião, o esquerdista Gabriel Boric foi eleito o novo presidente do Chile, derrotando por uma margem de mais de dez pontos porcentuais o advogado José Antonio Kast, conservador de direita. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

Com Boric à frente do governo, o Chile certamente embarca em um rumo novo – mas não necessariamente melhor que o anterior. Nas últimas décadas, o país implantou um modelo liberal e de respeito à liberdade econômica que fez do Chile a única nação sul-americana a integrar a OCDE, constantemente figurando entre os líderes no continente sul-americano em IDH, renda per capita e nos rankings da Heritage Foundation e do Banco Mundial.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Natal com Capra. Para celebrar o Natal, que tal reunir a família para assistir a alguns filmes? Mas não quaisquer filmes. Nesse artigo, o professor Louis Markos indica três filmes clássicos do diretor Frank Capra, que vão emocionar, orientar e ensinar.

J.R. Guzzo antecipa o debate eleitoral e sentencia: os pobres do Brasil continuarão pobres.

Paulo Polzonoff fala de silêncio, ruído e a perigosa irrelevância dos medíocres.

Para inspirar

A cientista que virou atleta olímpica. Você conhece Nary Ly? Nascida no Camboja, é uma sobrevivente que virou cientista e, depois, tornou-se atleta olímpica. Aproveitando o lançamento de sua autobiografia, o blog Papo Olímpico conta um pouco dessa história inspiradora. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.