Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: As votações no Congresso

Defesa apresenta relatório sobre urnas. Lula minimiza protestos pós-eleição. Biden avalia “recado” das midterms

Relatório do Ministério da Defesa aponta risco na preparação das urnas. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil.)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, encaminhou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, o relatório da fiscalização feita por militares no sistema eletrônico de votação. No documento, os técnicos não apontaram indícios de fraude nas urnas eletrônicas, porém, citaram a possibilidade de “relevante risco” à segurança na fase de preparação dos programas instalados nas máquinas. Saiba o que diz o relatório.

Protestos “sem pé nem cabeça”. Em uma entrevista, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou o sistema eleitoral brasileiro e minimizou os protestos contra o resultado da eleição, classificando-os como “sem pé nem cabeça”.

Orçamento secreto. Apesar das críticas de Lula durante a campanha ao "orçamento secreto", líderes petistas dizem que a promessa de acabar com as emendas de relator não está no radar do governo de transição. Entenda os motivos.

Política, Economia e Mundo

Votações no Congresso. Passadas as eleições, o Congresso deve se dedicar a votar projetos pendentes ou que interessam ao futuro governo Lula. Veja o que deve estar em pauta. A proposta para manter o Auxílio Brasil de R$ 600 também estará em discussão. Confira os prós e contras desse plano.

Eleições nos EUA. Ao avaliar as midterms, o presidente norte-americano Joe Biden disse que não ocorreu a onda republicana, porém, entendeu o “recado” das urnas. Quem ganhou força nesta eleição foi o governador reeleito da Florida, Ron DeSantis, já visto como uma ameaça a Donald Trump.

Opinião da Gazeta

A política econômica incerta do novo governo. Se em 2018 o Brasil sabia desde o minuto seguinte à vitória de Jair Bolsonaro que a economia estaria a cargo do liberal Paulo Guedes, hoje o arco de possibilidades vai de economistas defensores da responsabilidade fiscal até o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Em um país que vem de duas crises graves – pandemia e seca prolongada –, tudo o que um presidente eleito não devia fazer é manter o país em suspense, no mínimo porque um PIB estagnado ou em crescimento lento produz o pior dos males sociais: o desemprego, que vem regredindo até o momento.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

O sucesso de “The Chosen”. "The Chosen" (Os escolhidos), uma série original sobre a vida de Jesus, faz sucesso com um público cada vez maior. Artigo de Jerónimo José Martín e José María Aresté explica esse fenômeno realizado à margem de Hollywood.

Para inspirar

O que faz um café especial? Apesar de ser uma grande paixão, nem todo café é especial. Ele só pode ser chamado dessa forma se tiver características que o elevam a essa categoria. Confira as dicas de especialistas para identificar um café verdadeiramente especial.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.