Relatório do Ministério da Defesa aponta risco na preparação das urnas.| Foto: Tânia Rego/Agência Brasil.
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, encaminhou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, o relatório da fiscalização feita por militares no sistema eletrônico de votação. No documento, os técnicos não apontaram indícios de fraude nas urnas eletrônicas, porém, citaram a possibilidade de “relevante risco” à segurança na fase de preparação dos programas instalados nas máquinas. Saiba o que diz o relatório.

Publicidade

Protestos “sem pé nem cabeça”. Em uma entrevista, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou o sistema eleitoral brasileiro e minimizou os protestos contra o resultado da eleição, classificando-os como “sem pé nem cabeça”.

Orçamento secreto. Apesar das críticas de Lula durante a campanha ao "orçamento secreto", líderes petistas dizem que a promessa de acabar com as emendas de relator não está no radar do governo de transição. Entenda os motivos.

Política, Economia e Mundo

Votações no Congresso. Passadas as eleições, o Congresso deve se dedicar a votar projetos pendentes ou que interessam ao futuro governo Lula. Veja o que deve estar em pauta. A proposta para manter o Auxílio Brasil de R$ 600 também estará em discussão. Confira os prós e contras desse plano.

Eleições nos EUA. Ao avaliar as midterms, o presidente norte-americano Joe Biden disse que não ocorreu a onda republicana, porém, entendeu o “recado” das urnas. Quem ganhou força nesta eleição foi o governador reeleito da Florida, Ron DeSantis, já visto como uma ameaça a Donald Trump.

Opinião da Gazeta

A política econômica incerta do novo governo. Se em 2018 o Brasil sabia desde o minuto seguinte à vitória de Jair Bolsonaro que a economia estaria a cargo do liberal Paulo Guedes, hoje o arco de possibilidades vai de economistas defensores da responsabilidade fiscal até o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

Em um país que vem de duas crises graves – pandemia e seca prolongada –, tudo o que um presidente eleito não devia fazer é manter o país em suspense, no mínimo porque um PIB estagnado ou em crescimento lento produz o pior dos males sociais: o desemprego, que vem regredindo até o momento.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Religião e política. PT ensaia aproximação com evangélicos, mas animosidades de ambos os lados continuam

Política externa. Como o meio ambiente deve pautar as relações internacionais do governo Lula

Pandemia. Políticas autoritárias como “Covid Zero” deram os piores resultados em imunidade da população, sugere análise

Publicidade

Luto na música. Morre Gal Costa, uma das maiores vozes da MPB, aos 77 anos

Colunas e artigos

O sucesso de “The Chosen”. "The Chosen" (Os escolhidos), uma série original sobre a vida de Jesus, faz sucesso com um público cada vez maior. Artigo de Jerónimo José Martín e José María Aresté explica esse fenômeno realizado à margem de Hollywood.

Ilona Becskeházy alerta para as novas invasões bárbaras: a volta do PT ao MEC.

Daniel Lopez diz por que o sonho dos BRICS pode acabar nos dando de presente o fim do mundo.

Para inspirar

O que faz um café especial? Apesar de ser uma grande paixão, nem todo café é especial. Ele só pode ser chamado dessa forma se tiver características que o elevam a essa categoria. Confira as dicas de especialistas para identificar um café verdadeiramente especial.

Publicidade

Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]