Ministro da Educação, Milton Ribeiro, é acusado de favorecer aliados na liberação de recursos.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Denúncias divulgadas por jornais nesta terça-feira (22) colocaram em xeque a permanência do ministro da Educação, Milton Ribeiro, à frente do cargo. Segundo as reportagens, dois pastores teriam atuado informalmente no gabinete do ministro para facilitar o acesso, por parte de prefeitos, a recursos financeiros da pasta. Em um áudio, Ribeiro sugere favorecimento a amigos de um pastor na distribuição de recursos. Entenda o caso.

CARREGANDO :)

Ministro se defende. Em uma nota de esclarecimento, Milton Ribeiro nega que tenha ocorrido qualquer tipo de favorecimento e também negou que o presidente Jair Bolsonaro tenha pedido algum tipo de atendimento preferencial.

Ataque da oposição. A denúncia provocou fortes reações no Congresso, tanto de aliados quanto de opositores do governo. Parlamentares acionaram diferentes órgãos do poder público contra Ribeiro e Bolsonaro. Acompanhe.

Publicidade

Política, Economia e Utilidade pública

Deltan condenado. O ex-procurador Deltan Dallagnol foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a indenizar em R$ 75 mil o ex-presidente Lula por danos morais. Enquanto a defesa do petista comemorou a decisão, Deltan disse que “nós pagamos o preço da corrupção”.

Eleições 2022. O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu a entender que já definiu seu candidato a vice. Saiba o que ele espera de Walter Braga Netto. Entenda também por que ele insiste na candidatura de Damares Alves e como será a relação entre as alas do “novo” PL.

Guerra na Ucrânia. Um porta-voz do governo russo afirmou que o país não descarta usar armas nucleares contra uma possível “ameaça existencial”. Conheça a história da OTAN, vista por Vladimir Putin como uma ameaça e veja como a guerra pôs fim a uma relação de amor dos russos com o McDonald’s.

Opinião da Gazeta  

Pandemia, inflação e poder de compra. Há exatos dois anos, em março de 2020, o Brasil se deparava com o ataque intenso do coronavírus. Naquele ano o Produto Interno Bruto (PIB) mostrou queda modesta diante do tamanho da tragédia e, em 2021, cresceu 4,6%. Neste primeiro semestre de 2022, praticamente todos os setores estão de volta, porém, com inflação em alta e o sistema produtivo desorganizado. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Publicidade

No atual momento, é importante que os líderes empresariais, os políticos e os governantes em geral entendam que inflação causada por choque de oferta não se combate com os mesmos instrumentos usados para combater a inflação de demanda. Um desses instrumentos é a taxa de juros que, quando o consumo está excessivo em relação à produção, serve para desaquecer a demanda e reduzir a pressão sobre os preços.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Fake news. TSE propõe reunião com Telegram para discutir ações durante ano eleitoral

Após liberações. Quem deve seguir usando máscaras de proteção contra a Covid-19

Aborto. Indicada por Biden para Suprema Corte sinaliza que votará pela manutenção de Roe vs. Wade

Publicidade

Ausência justificada. Lei garante licença médica anual para realização de exames preventivos de câncer

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colunas e artigos

Os novos reis. Larry Fink, CEO da BlackRock Inc., se apropriou indevidamente da liberdade econômica de milhões de investidores caseiros. Ele é um exemplo dos novos reis, pessoas não eleitas que decidem pelo resto da sociedade, tema do artigo de Patrick Tyrrell, do Daily Signal.

Thaméa Danelon explica por que o bloqueio do Telegram é inconstitucional.

Paulo Polzonoff Jr. mostra o que acontece quando a guerra vira rotina.

Publicidade

Para inspirar

Um resort no quintal. Com a ideia de criar um resort familiar, o arquiteto Thiago Biff desenvolveu uma área de lazer com piscina e salão de festas em uma residência de Araranguá, litoral de Santa Catarina. São cerca de 200 metros quadrados dedicados à diversão e ao conforto. Conheça o projeto. Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]