Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Com 382 votos a favor, 118 contrários e três abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de quinta-feira (6) a PEC da reforma tributária. Deputados de oposição protestaram contra a agilidade para a votação da medida. Acordos de última hora e a liberação de mais de R$ 5 bilhões ajudaram na aprovação. Veja como foi a votação.
Outras alternativas. O texto aprovado pelos deputados acabou se sobrepondo a outras alternativas de reforma tributária em discussão no Congresso. Relembre.
Insatisfação na oposição. No meio das discussões, quem acabou desagradando a oposição foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Entenda por quê.
Política, Economia e Mundo
Sai ou não sai? A situação da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, causa desencontros até dentro do governo. Enquanto um ministro garantia a permanência por ora, outro anunciava a saída.
Investigados se dão bem. O ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu a investigação envolvendo aliados de Arthur Lira. Já Lula nomeou para o Fórum de Mudança do clima um réu por desvio de dinheiro.
Giro pelo mundo. 100,8%. Essa é a inflação acumulada da Venezuela no primeiro semestre. Entenda por que a queda de Putin não interessa à China, mas um Putin fragilizado, sim.
Opinião da Gazeta
Ao menos uma vez, STF rejeita judicialização da política. O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, rejeitou um pedido para suspensão da assembleia da Copel, empresa de energia do Paraná. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O problema maior não é que partidos como PT, PDT, PCdoB e Rede recorram a esse expediente, mas sim que o Supremo os atenda – é isso que estimula a perpetuação da judicialização da política.
O que mais você precisa saber hoje
Rede social. Combater o Twitter e usar o consumidor como “alimento” para IA: o que a Meta realmente quer com o Threads
Colunas e artigos
Governo gasta? Ruim para a economia. O governo americano fez recentemente “o maior anúncio de financiamento para a internet na história”. Mas isso é bom? Não, como explica o artigo de Patrick Carroll.
J.R. Guzzo diz por que o nunca o Brasil viu infâmia tão grande quanto as prisões políticas em massa feitas pelo STF.
Luís Ernesto Lacombe fala daquele que tem chifres, rabo e tridente na mão.
Para inspirar
O fim da saga de Indiana Jones. Ele está de volta. Chegou aos cinemas “A Relíquia do Destino”, quinto filme da franquia Indiana Jones, que encerra a saga com altas doses de aventura e nostalgia.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!